Projeto Boa Energia nas Escolas vai percorrer rede de ensino e mostrar como economizar

O projeto é desenvolvido pela EDP, a distribuidora de energia elétrica do ES; alunos receberão kit de atividades e passatempos.

Projeto Boa Energia nas Escolas vai percorrer rede de ensino e mostrar como economizar

A partir da próxima terça-feira, dia 7 de julho, alunos de 18 escolas da rede municipal de ensino irão aprender, de forma lúdica e divertida, sobre a eficiência energética que abastece o Espírito Santo. Eles receberão a visita do caminhão do projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado.

A unidade móvel, que foi adaptada para receber um laboratório sobre rodas, leva até as instituições de ensino uma série de atividades, experimentos, jogos e vídeos em 3D, que abordam e reforçam a importância da utilização segura e eficiente da energia elétrica. O Boa Energia nas Escolas acontece em parceria com a Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (ASPE), Secretaria Estadual de Educação (SEDU) e a Secretaria de Educação de Linhares.

Desde o início do ano, o projeto capacitou mais de 100 professores da rede pública de Linhares, além de disponibilizar cartilhas e materiais com dicas de economia de energia para serem utilizados em sala de aula. Após esta primeira etapa, acontece a prática presencial na carreta itinerante, onde são trabalhados os temas estudados em sala de aula com os alunos.

Ao final da visita, os alunos do 1º ao 5º ano recebem um kit com gibi em formato de história em quadrinhos, uma cartilha com atividades e passatempos. Além disso, ganham adesivos alusivos aos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como, ao consumo consciente de energia.

Confira as atividades que o caminhão itinerante oferece:

Painel interativo – mostra os principais equipamentos elétricos e seus respectivos níveis de consumo;

 

Vídeo 3D – vídeo lúdico educativo demonstrando de forma interativa os caminhos da energia;

Jogo Watts – jogo interativo que aguça a competição entre equipes que precisam tornar sua casa eficiente para ganhar o jogo;

Casa de consumo – um painel com os principais cômodos e eletrodomésticos simulam o consumo de uma residência;

Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

Condutores de Isolantes - mostra que o caminho em um circuito elétrico não precisa ser todo metálico, pois há outros materiais que também permitem a passagem da corrente elétrica;

Globo de Plasma – quando uma pessoa coloca a mão na lâmpada acima da zona iluminada, ela ilumina até à zona em que a mão encosta, pois a pessoa passa a ser o condutor elétrico, induzindo a corrente à área onde a mão está;

Teste de Nervos – o grande desafio é completar o trajeto sem tocar no fio. Ao tocar a argola no fio fecha-se o circuito, acionando uma luz e uma campainha;

Gerador Manual – O estudante gira uma manivela que transforma a energia mecânica em energia elétrica. A energia produzida acende lâmpadas de LED;

Conjunto para Estudo da Transformação da Energia Solar – A célula fotovoltaica capta a energia solar que é transformada em energia elétrica. A energia produzida gira o disco colorido, conhecido como disco de Newton, que, ao girar, produz um efeito visual. O disco fica totalmente branco, sendo explicado pela persistência visual dos nossos olhos.

Para mais informações sobre o Boa Energia nas Escolas acesse:
http://www.boaenergianasescolas.com.br/escelsa/nossaturma.php





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