Professoras criam moedas para estimular alunos do Santa Cruz no desempenho escolar

Exercícios extraclasses geram receita extra, com valor estipulado pelos professores de cada disciplina.

 Professoras criam moedas para estimular alunos do Santa Cruz no desempenho escolar
Um método de aprendizagem envolvente e lúdico está fazendo com que os alunos se interessem mais pelos estudos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz. Ao mesmo tempo em que estudam o sistema monetário brasileiro, os estudantes ganham recompensas por tarefas concluídas no "Projeto Aluno Nota 100".

A moeda, uma réplica do real, está sendo usada por alunos das turmas do quarto e quinto ano do turno vespertino e poderá ser trocada em material escolar e ingresso que dará acesso a brinquedos na festa do "Dia da Família na Escola", que será comemorado no dia 8 de julho. O valor total distribuído pelo projeto será de 100 reais estudantis por aluno, sendo 3 reais a cada dia com tarefas concluídas. Exercícios extraclasses geram receita extra, com valor estipulado pelos professores de cada disciplina.

As professoras Alidiana Bravin Lopes e Cícera Issany idealizaram o projeto, que foi abraçado pela equipe pedagógica e, posteriormente, aplicado a todas as turmas vespertinas da escola. "Os alunos se surpreenderam com a iniciativa, porque nunca haviam ouvido falar de dinheiro em sala de aula. Ainda não tinham conhecimento de onde surgiu, e o que significa o 'erre cifrão' (R$), por exemplo, e o uso dele no cotidiano, com operações básicas: de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Tentamos associar o conteúdo à utilização do dinheiro no dia-a-dia", comenta uma das professoras.

O método vem dando resultados. Os alunos estão mais motivados a cumprirem as atividades para casa e também estão mais atenciosos em relação às matérias ensinadas. "Eu estou achando o projeto muito bom. Muito interessante! É uma forma de aprender ainda mais o conteúdo que a professora passa pra gente", diz a aluna Vitória Luiza dos Santos.

Doações para a Escola

Os materiais que estarão disponíveis para "compra" com os reais estudantis no Dia da Família na Escola são fruto de doações da comunidade. Quem quiser ajudar, pode doar material escolar no Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Linhares - SISPML, que fica na Rua Fortunato Frisso, no bairro Três Barras; ou no Restaurante Espeto Mania, que fica na Avenida João Felipe Calmon, número 729, no Centro.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA