Procurador da República que atua em Linhares é homenageado no STF por atuação no desastre da Samarco

Trabalho integrado entre MPF e Defensoria Pública busca garantir direitos aos atingidos pela tragédia do Rio Doce

Procurador da República que atua em Linhares é homenageado no STF por atuação no desastre da Samarco
O procurador da República Paulo Henrique Trazzi participou, na última quinta-feira (6), no Supremo Tribunal Federal, da cerimônia de premiação do Prêmio Innovare, que é a maior premiação jurídica do país. A iniciativa chamada "Eu quero ser ouvido! Atuação integrada da Defensoria Pública e do Ministério Público Federal no Espírito Santo garante direitos aos atingidos pelo desastre ambiental na Bacia do Rio Doce”, foi a homenageada na categoria Defensoria Pública, da 15ª edição do Prêmio. Os outros participantes da iniciativa, além do procurador, são os defensores públicos Mariana Andrade Sobral, João Marcos Mattos Mariano, Rafael Mello Portella Campos, Maria Gabriela Agapito da Veiga Pereira da Silva, Francisco de Assis Nascimento Nobrega e Vinicius Lamego de Paula.

O projeto envolve a elaboração de estratégias conjuntas para atuação diante dos impactos do desastre causado pela empresa Samarco no Espírito Santo. Privilegiou-se o contato direto e sem burocracias com as comunidades atingidas, humanizando-as e respeitando seus saberes tradicionais e modos de vida. A prática, em pleno andamento, fez com que as instituições atuantes no contexto do desastre no Espírito Santo conseguissem maior aceitação e confiança por parte da sociedade civil e passassem a ser encaradas como verdadeiras potencializadoras das demandas da comunidade.

A vencedora da categoria foi a prática "Ronda de Direitos Humanos”, do Rio de Janeiro (RJ), que busca verificar se a população em situação de rua da cidade vem sofrendo algum tipo de violência por parte dos agentes públicos geralmente vinculados aos órgãos de segurança, como a Polícia Militar.

Prêmio Innovare. A premiação busca identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Ela está em sua 15ª edição, tendo neste ano seis categorias, com dois finalistas em cada. Os vencedores, escolhidos entre as 654 práticas selecionadas deste ano, foram dos estados de São Paulo (três práticas), Pará, Piauí, Rio de Janeiro. Todos os trabalhos mostraram o empenho de seus autores em aprimorar a qualidade do serviço prestado à população e fomentar a participação do público nas decisões que atingem o país.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA