Procon de Linhares alerta sobre cuidados na hora da compra de serviços e produtos nos dias de folia

O Procon funciona na antiga sede da Câmara de Linhares, próximo ao Mercado; o telefone do órgão é o 3372 2129.

Procon de Linhares alerta sobre cuidados na hora da compra de serviços e produtos nos dias de folia
É tempo de folia e o consumidor deve ficar atento aos cuidados que devem ser adotados na hora da compra de serviços e produtos durante os dias de carnaval. A primeira orientação ao consumidor é, em qualquer compra, solicitar a nota fiscal com a descrição do item adquirido, valor e data. Nos bailes de carnaval é comum o uso intenso de brinquedos com spray com espumas artificiais, spray colorido para o cabelo e buzinas em spray com cornetas. Todos estes brinquedos podem causar riscos à saúde e a segurança se não forem utilziados da forma correta.

É de extrema importância que o consumidor antes de adquirir qualquer um destes produtos verifique a procedência, a data de validade e se o produto possui o selo do INMETRO que atesta a sua segurança. De acordo com Geraldo Benedito Roza, do Procon de Linhares, os artigos comercializados por ambulantes, em sua maioria, possuem origem duvidosa. "Embora apresentem preços menores, esses produtos podem colocar em risco a segurança do folião”, destaca. 

Em caso de problemas com o produto ou mesmo acidente de consumo a falta da nota fiscal e até a impossibilidade de identificação do revedendor dificultam a reparação de eventuais danos. Outro alerta importante é quanto as embalagens de artigos importados que devem trazer textos traduzidos em português para facilitar a leitura e entendimento do consumidor.

Alimentação e Bebida 

Alimentação também é outro quesito importante. O consumidor deve observar o ambiente e se ele atende o que determina a legislação vigente do país no que se refere a qualidade e conservação dos alimentos. E para quem gosta de ingerir bebida alcoólica é bom ficar atento também principalmente nas comandas entregues em bares e boates. A comanda, uma espécie de cartão de crédito, onde a pessoa vai consumindo e vai sendo lançado no cartão e o pagamento efetuado apenas no final. "Pode constar nesta comanda itens que a pessoa não consumiu. Por isso é importante prestar atenção para pagar o que não deve.

Aluguel, Viagens Aéreas e Rodoviárias

Para quem vai alugar uma casa ou apartamento é preciso vistoriar o local, de preferência com a presença do proprietário ou representante legal, e relacionar por escrito as condições gerais do imóvel. Para quem for viajar de avião, em casos de atrasos ou cancelamentos, o consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou o balcão de embarque da companhia aérea.

"De acordo com as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a partir de uma hora de atraso a empresa tem que garantir acesso à internet e telefonemas”, destaca Geraldo. Se a opção for viajar de ônibus a desistência da viagem deve ser comunicada com até três horas antes do embarque. "O reembolso será em dinheiro ou crédito, conforme escolha do consumidor”, ressalta.

Se o passageiro não comparecer nem fizer declaração de desistência perde-se o direito ao reembolso, mas fica mantida a validade do bilhete para remarcação ou transferência em até um ano, contato a partir da primeira emissão. "Guardo o comprovante emitido pela companhia aérea ou empresa de ônibus. Excesso de bagagem pode ser cobrado”, informou Geraldo. Ainda segundo ele, é preciso ver com antecedência o limite de peso ou volume determinado pelas empresas além de levar documentos e objetos de valor na bagagem de mão.

Em caso de dúvida, o consumidor deve buscar orientações nos órgãos de defesa do consumidor e aproveitar a folia sem preocupações ou contratempos. Em Linhares o Procon funciona na antiga sede da Câmara Municipal de Linhares, no centro, próximo ao Mercado Municipal. O telefone de informações é o 3372 2129. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA