Prefeitura suspende projeto social com 70 idosos no bairro Canivete

A Prefeitura alegou que os idosos não possuem perfil adequado para participarem do projeto e transferiu as atividades para o Santa Cruz.

Prefeitura suspende projeto social com 70 idosos no bairro Canivete
A Prefeitura de Linhares, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou um relatório dos 70 idosos matriculados no Projeto Juventude para Sempre, no bairro Canivete, e acreditem, chegou a conclusão que apenas um tinha o perfil social definido pela Política Nacional de Assistência Social para participar das atividades oferecidas num imóvel alugado no bairro. O imóvel precisou ser entregue não apenas pelo estudo citado acima, mas, também porque a Prefeitura encerrou o contrato com os proprietários do imóvel. A ordem teria partido da secretária de Assistência Social, Luzia Cajueiro.

Ah! Mas, o mais impressionante vem agora: os idosos os últimos a saberem da suspensão das atividades físicas e recreativas que eles participavam. E o pior: sequer foram comunicados sobre o motivo, deste tal estudo que foi feito sem o conhecimento nem deles e nem do coordenador do projeto, Roberto Carlos França Barbosa, que também foi pego pela decisão da Prefeitura. Ali, os idosos tinham aulas de alongamento as terças e quintas-feiras e de hidroginástica todos os dias da semana à tarde onde o projeto funcionava desde 2009.

De acordo com Roberto Carlos todos souberam que o contrato de aluguel com o imóvel havia sido suspenso quando chegaram para mais um dia de atividades. "A proprietária do imóvel disse que os idosos podiam entrar, mas, que o contrato havia sido suspenso”, reforçou. O coordenador disse que faltou sensibilidade da Prefeitura em reunir os idosos e saber deles qual seria a melhor alternativa. "Poderia ter tido uma reunião e fazer uma contraproposta para o proprietário do local. Sempre há uma saída”, disse.

Seu Raimundo Nonato disse que a chácara era uma extensão da casa dele. Triste com a decisão da Prefeitura ele disse que eram bons os tempos em que eles além das atividades físicas realizavam passeios e excursões para as lagoas do município, por exemplo. 
A mesma opinião tem a senhora Pasqualina Foreste. Antes de participar do projeto ela vivia em cima da cama com problemas de saúde. Agora, anda de bicicleta e não sabe viver sem os exercícios diários. "É uma pena um projeto tão bom acabar desse jeito”, lamentou.

Santa Cruz

Sem local para as atividades, o projeto foi transferido pela Prefeitura para o ginásio de esportes do bairro Santa Cruz. De acordo com Nota enviada pela Assessoria de Imprensa da administração municipal, os idosos interessados em permanecer no projeto devem fazer o cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Santa Cruz. "Os moradores do bairro Canivete terão transporte gratuito até o novo local”, finalizou a Nota.

Mas, transporte não é o problema. O coordenador do projeto acredita que muitos idosos irão desistir de participar das aulas porque o local ficou longe de casa e sem contar que no ginásio não há local adequado para as aulas de hidroginástica. "O projeto garantia mais qualidade de vida aos idosos. Infelizmente foi suspenso”, disse Roberto Carlos.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA