Prefeitura receberá 37 computadores do Governo do ES para informatizar banco de vacinação

As unidades de saúde têm até junho deste ano para colocar o sistema em funcionamento, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Prefeitura receberá 37 computadores do Governo do ES para informatizar banco de vacinação
O processo de vacinação nas unidades de saúde do Estado será informatizado. Nesta quinta-feira (29), 68 municípios receberam da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) computadores para colocar em funcionamento o novo sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Linhares receberá 37 computadores. O cronograma do Ministério da Saúde estabelece que cidades com mais de 50 mil habitantes devem priorizar a instalação dos computadores com o novo software. 

Ao todo, 493 equipamentos foram distribuídos levando-se em consideração o número de salas de vacinação disponíveis em cada cidade. As unidades de saúde têm até junho deste ano para colocar o sistema em funcionamento. 

Dos 68 municípios beneficiados, nove foram considerados prioritários e receberam uma quantidade maior de aparelhos, como é o caso de Linhares e das cidades da Serra (40), Vitória (38), Cariacica (31), Cachoeiro de Itapemirim (25), Guarapari (22), Aracruz (20), Vila Velha (19) e Viana (17), seguindo a ordem de prioridade. Todas as regiões do Estado foram contempladas.

A principal vantagem do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) é a obtenção de dados mais fidedignos, que serão colhidos por meio do registro nominal do paciente imunizado e local de residência. Com a modernização do processo, o Estado, que já tem uma ampla cobertura vacinal, pode melhorar ainda mais os seus índices, segundo o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Oliveira. 

"Isso vai permitir que informações sejam acessíveis com mais agilidade e mais rapidez, para que a gente possa efetivamente manter a população vacinada. Gente que não veio, vamos saber mais rapidamente", avaliou.

Além disso, o sistema será integrado em todo o país, ou seja, dados de vacinação de um capixaba, podem ser acessados nas unidades de saúde de qualquer Estado brasileiro, como explica a gerente da Vigilância de Saúde da Sesa, Gilza Rodrigues. "A longo prazo, o que a gente espera é que você possa se vacinar em qualquer sala de vacinação do país. A sua informação estará lá no sistema para aquele funcionário daquela sala olhar e saber qual vacina você precisa tomar, em qual tempo está. Mesmo você não estando com o cartão de vacina na mão", afirmou.

O processo de digitalização do histórico de vacinação do paciente será gradativo. Mas quem perdeu o cartão antes do novo sistema vai ter que reiniciar o esquema de vacinação, segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Estado, Danielle Grillo. 

"É registrada a vacina que o indivíduo está tomando naquele momento e é feito também o histórico de vacinação que ele já tem no cartão. Esse histórico é registrado no sistema como registro anterior e não como dose válida. Para contar como cobertura vacinal, somente a dose que ele está tomando naquele momento. Mas tudo que estava registrado no cartão dele vai ser passado para o sistema para ficar como histórico. Porque se em algum momento a pessoa perder o cartão de vacina, ela tem como resgatar o histórico dela de vacinação e não vai precisar iniciar o esquema todo de vacina", explicou.
Fonte: Rádio CBN





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA