Prefeitura realiza audiência pública para limitar expansão urbana do Pontal e proteger orquídeas

O evento será realizado nesta segunda (29), às 19 horas, no auditório da UAB, no bairro Novo Horizonte.

Prefeitura realiza audiência pública para limitar expansão urbana do Pontal e proteger orquídeas
A ampliação e proteção de um parque de orquídeas na região de Degredo são alguns dos principais objetivos de uma audiência pública que será realizada na noite desta segunda-feira (29), no auditório da UAB, no bairro Novo Horizonte. No evento serão apresentadas as propostas de ampliação e modificação da ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) situada na região de Degredo. 

Durante a audiência serão apresentados assuntos referentes à ampliação e modificação da área da Unidade de Conservação de Degredo, como a ampliação dessa área no extremo norte da Unidade de Conservação em uma extensão de 4,1 quilômetros com aumento na dimensão em 300 hectares. O intuito é abranger o espaço que ainda está desprotegido pela ARIE, local este conhecido como o "Jardim das Guttatas" onde há predominância da orquídea da espécie Cattleya guttata. 

Alguns dos benefícios da proposta são limitar a expansão urbana do Pontal do Ipiranga até o local do "Jardim das Guttatas" e priorizar a proteção da área com maior ocorrência de Cattleya guttata.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Walter Maia, o motivo principal da proposta é proteger o "Jardim das Guttatas" do processo de degradação ambiental que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. "É fundamental a preservação dessas espécies que ocorrem predominantemente nessa região tanto por sua característica singular de sobrevivência na restinga, e ainda mais pelo fato de ser uma espécie ameaçada de extinção", defendeu o secretário.

Inscrições para Audiência

As inscrições de interessados em se manifestar na audiência poderão ser feitas no momento da mesma, mediante preenchimento da ficha de solicitação disponibilizada no ato da inscrição. Cada participante inscrito terá exatos dois minutos para realizar perguntas, havendo tempo igual para a resposta. Há a possibilidade de uma réplica de dois minutos e uma tréplica de um minuto.

A Audiência Pública será registrada por meio de áudio e vídeo, bem como por meio de uma ata resumida dos trabalhos.  O material será divulgado no site oficial da prefeitura em www.linhares.es.gov.br. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA