Prefeitura, PM e Bombeiros realizam operação em bares e restaurantes de Linhares

As abordagens visaram verificar as condições sanitárias e de funcionamento dos locais, incidência de poluição sonora, presença de crianças e adolescentes em situação de risco, busca por entorpecentes, além de promover ações educativas e de orientação.

Prefeitura, PM e Bombeiros realizam operação em bares e restaurantes de Linhares
Uma operação em bares, estabelecimentos comerciais e serviço de táxi foi realizada na noite de sexta-feira (6), em cinco bairros de Linhares. As abordagens visaram verificar as condições sanitárias e de funcionamento dos locais, incidência de poluição sonora, presença de crianças e adolescentes em situação de risco, busca por entorpecentes, além de promover ações educativas e de orientação.

A atividade conjunta entre Prefeitura de Linhares, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foi solicitada pelo comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Lozer, em resposta às denúncias via Ministério Público, 181 (Disque Denúncia), 190 (Polícia Militar) e Ouvidoria Municipal. Foram realizadas vistorias nos bairros Três Barras, Centro, Interlagos, São José e no distrito de Bebedouro, com vista à fiscalização de sete estabelecimentos comerciais e serviços de táxis. Na ocasião, dois estabelecimentos foram interditados por não terem alvará de funcionamento.

"Estas ações de fiscalização têm como objetivo dar conforto, segurança, saúde e bem-estar aos clientes e à comunidade, bem como orientar os comerciantes, sobre a perturbação do sossego (poluição sonora), dos alvarás que devem estar em dia e que em Linhares há leis que devem ser colocadas em prática, inclusive, para assegurar o exercício das atividades”, disse o chefe do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, Laurindo Charles.

A vistoria junto aos taxistas, segundo Laurindo Charles, visou garantir a segurança dos profissionais e dos usuários do serviço de transporte. "De um modo geral, a operação também teve como objetivo mostrar à população linharense que as ações de fiscalização estão sendo realizadas e o foco delas é dar segurança, saúde, bem-estar e garantir os direitos individuais das pessoas, evitando antecipadamente problemas que possam chegar a vias de fato, como a perturbação do sossego público, a extensão do comércio em via pública com mesas e cadeiras em via de rolamento (rua), que colocam em risco a vida do cidadão”, completou Laurindo Charles.

Ao todo, participaram da operação agentes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Fiscalização de Postura); da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, por meio do Departamento de Trânsito e da Ronda Ostensivo Municipal (ROMU); da Secretaria Municipal de Saúde (Fiscalização da Vigilância Sanitária); da Secretaria de Assistência Social (Conselho Tutelar); além de militares do 12º BPM e do 2º Batalhão de Bombeiros Militares.

Poluição sonora/perturbação do sossego

A Prefeitura de Linhares, por meio do Departamento de Fiscalização Ambiental, realiza ações de fiscalização quanto à coibição da poluição sonora/perturbação do sossego. As denúncias podem ser feitas em horário administrativo, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, pelo telefone 3372 2067.

A maioria das reclamações, porém, incide no período noturno, quando estabelecimentos como bares, restaurantes e casas noturnas estão abertos. No entanto, na busca de melhor eficiência do serviço prestado aos moradores nesta questão, são reunidas todas as denúncias que dizem respeito à poluição sonora e agendadas operações noturnas específicas para isso.

A orientação aos munícipes é que as denúncias também sejam feitas no 190 da Polícia Militar para respostas imediatas.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA