Prefeitura não conclui estação elevatória e esgoto da nova sede da Câmara é lançado no Rio Pequeno

A informação foi confirmada em ofício emitido pelo diretor da autarquia e por um funcionário do Saae. Prefeitura não se manifesta

Prefeitura não conclui estação elevatória e esgoto da nova sede da Câmara é lançado no Rio Pequeno
A nova sede da Câmara Municipal de Linhares custou R$ 3,3 milhões aos cofres públicos, mas, todo o esgoto produzido ali é lançado in natura no Rio Pequeno. A estação elevatória responsável pelo recebimento dos dejetos do legislativo, do Centro de Educação Infantil Municipal "Agnelo Guimarães” - que ainda será inaugurado -, e das residências do entorno não foi concluída pela Prefeitura de Linhares. 

A informação foi confirmada por um funcionário do Saae ao Site de Linhares e pelo próprio diretor da autarquia, Ademir Lima, em ofício à Câmara.

A estação, de acordo com a fonte e com o ofício, ainda não foi entregue oficialmente à autarquia que só poderá operá-la após este procedimento. "Não fomos comunicados oficialmente sobre o término das obras. Assim, não podemos operar a estação”, reforçou. Nossa equipe de reportagem esteve no local onde a estação elevatória é construída e comprovou que a obra está abandonada pela Prefeitura.

Ofício de Diretor confirma não conclusão de estação

O diretor do Saae, Ademir Lima, também confirmou que a rede de esgoto da nova sede da Câmara ainda não estava interligada a estação de tratamento. Mas, que o procedimento era simples e que aguardava apenas a conclusão da obra. 

A informação foi dada ao Site de Linhares no dia do anúncio do reajuste da tarifa de água na sede da secretaria de Desenvolvimento. A mesma informação é confirmada pelo diretor em ofício encaminhado à Câmara. (veja na íntegra)

O esgoto in natura só deixará de ser lançado no Rio Pequeno após a ligação do esgoto da nova sede da Câmara, do Ceim Agnelo Guimarães e das residências da região forem jogadas a estação elevatória. 

Dali, de acordo com a fonte do Saae, ele será enviado a uma estação que fica em frente a concessionária Shori e posteriormente a Estação de Tratamento de Esgoto Central (ETE), onde o esgoto é tratado e lançado no rio Doce.

O que diz a Prefeitura de Linhares

O Site de Linhares procurou a Prefeitura de Linhares, mas, o secretário de Obras, Euder Pedroni, e o secretário de Educação, Sérgio Lopes, não quiseram comentar sobre o assunto.

O que diz a Câmara de Linhares

O Site de Linhares também entrou em contato com o coordenador de imprensa da Câmara Municipal de Linhares, Ozéias Farias, que informou estar de férias e que as demandas podiam ser tratadas diretamente com o Presidente Miltinho Colega, que por sua vez não atendeu a ligação da nossa equipe de reportagem na tarde desta quinta-feira (26).





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA