Prefeitura limpa Lagoa do Meio, mas, joga montanha de resíduos em terreno baldio do Jardim Laguna; vídeo

De acordo com a secretaria municipal de Meio Ambiente, não há residências próximo ao local e as macrófitas não causam nenhum dano à saúde humana.

Prefeitura limpa Lagoa do Meio, mas, joga montanha de resíduos em terreno baldio do Jardim Laguna; vídeo
A Prefeitura de Linhares limpa de um lado, mas, suja do outro. Na semana passada, a secretaria municipal de Meio Ambientou iniciou a retirada do excesso de vegetação em toda a extensão da Lagoa do Meio, passando pela costa do bairro Interlagos até chegar ao bairro Shell, além do Rio Pequeno. Os resíduos em excesso são as macrófitas ou aguapés, que são encontradas com facilidade no corpo hídrico devido à grande quantidade de material orgânico que é depositado na lagoa por meio de esgoto clandestino. 

A contradição está na forma em que a Prefeitura destina o excesso de macrófitas retiradas ao longo dos mananciais. Eles estão sendo jogadas num terreno baldio no bairro Jardim Laguna onde, inclusive, já teria funcionado uma espécie de lixão e que pertence ao Governo do Espírito Santo. A equipe de reportagem do Site de Linhares conseguiu registrar todo o trajeto de despejo dos resíduos numa estrada de acesso a um clube social. A montanha de macrófitas chama a atenção de quem passa pelo local. 

Um representante da Associação de Moradores que prefere não se identificar garantiu que a grande preocupação dos moradores é o aumento na incidência de insetos, o mau cheiro de quem reside nas proximidades e a decomposição do material orgânico que pode retornar para a lagoa do Interlagos que fica bem próxima onde as macrófitas foram jogadas. "As moscas já tomam conta do local. Em nenhum momento nós moradores fomos comunicados desta ação da Prefeitura”, disse.

Mas, mesmo com o descontentamento do representante dos moradores do bairro, a secretaria municipal de Meio Ambiente destaca que a limpeza deve amenizar os impactos causados pela vegetação, levando a uma melhora na qualidade da água – da Lagoa do Meio e do Rio Pequeno por meio de análises que já foram feitas nos locais após a retirada da vegetação.

O outro lado

O Site de Linhares entrou em contato com a Prefeitura de Linhares. Por meio de Nota, a secretaria municipal de Meio Ambiente explicou que seguindo orientação da instrução normativa do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), todas as macrófitas estão sendo depositadas num local isolado que fica próximo à lagoa para descanso e secagem. 

Após esse processo, todo o material terá sua destinação correta como rege a legislação ambiental. Não há residências próximo ao local e as macrófitas não causam nenhum dano à saúde humana. A Prefeitura de Linhares não informou o prazo para que as macrófitas sejam removidas para um aterro ou local adequado.

As fotos e vídeos são do Site de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA