Prefeitura inicia reforma e manutenção de Unidades de Saúde de Linhares

O projeto será estendido a todas as unidades de saúde do Município.

Prefeitura inicia reforma e manutenção de Unidades de Saúde de Linhares
A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, iniciou a reforma de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) localziadas nos bairros Nova esperança, Santa Cruz, Linhares V e Aviso. As reformas incluirão obras estruturais, como nova pintura, substituição dos vidros das janelas, reparos nos muros, adequação do espaço físico, cobertura das unidades, reformulação dos pisos e limpeza, além de outros reparos necessários. Atualmente, 33 unidades de saúde estão em funcionamento em Linhares. Nelas, os usuários realizam consultas médicas, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. 

De acordo com o prefeito de Linhares Guerino Zanon, a medida integra as ações para deixar o ambiente mais humanizado garantir mais conforto aos pacientes e qualidade de trabalho aos profissionais que atuam nas unidades. Ele pontuou que as intervenções serão ampliadas a outras unidades de saúde da sede e do interior do Município por meio de um cronograma de obras. "Fizemos um levantamento de todas as unidades de saúde e assim que a equipe terminar os reparos que estão sendo realizados, novas US?s serão contempladas até que todas recebam a reforma. Nosso objetivo é levar mais qualidade aos serviços de saúde prestados a população", frisou.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, as obras estão sendo executadas nas unidades que estão com maior necessidade das adequações. "Estamos nos programando para levar as obras de reformas para todas as unidades, atendendo um pedido do prefeito Guerino, para requalificar a saúde do Município?, disse o secretário. Masucatti reforçou que uma equipe de profissionais da Secretaria acompanha diariamente as reformas. "Todos os dias estes profissionais vistoriam as obras para que as mesmas atendam as exigências dos locais utilizados para área da saúde", explicou.

Novas Cadeiras

Numa ação sustentável e econômica, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde recuperou 200 cadeiras que estavam sem os braços e inutilizadas no acervo da secretaria municipal de Educação (Seme), no bairro Shell. Num trabalho de dedicação exclusiva eles deixaram as cadeiras novinhas em folha que foram entregues nas unidades básicas de saúde (USB) da sede e interior do Município. A primeira UBS a receber as cadeiras foi a do bairro Aviso. A reforma das cadeiras gerou uma economia de R$ 30 mil aos cofres públicos. 

Planificação

A requalificação dos serviços de saúde de Linhares envolve todos os profissionais que atuam no setor por meio das oficinas de Planificação da Rede Cuidar. O objetivo principal dos encontros, que tiveram início no ano passado, é o de analisar a importância da organização do sistema de saúde em Redes de Atenção, capacitando os trabalhadores na identificação das crises contemporâneas, na diferenciação das formas de estruturação, no conhecimento e compreensão dos fundamentos, estruturas e processo de modelagem deste sistema.

A planificação da atenção à saúde é um processo de planejamento que visa integrar a Atenção Primária à Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), propondo um atendimento multiprofissional resolutivo e mais próximo do cidadão a partir da implantação da unidade da Rede Cuidar que está em construção no bairro Três Barras, em Linhares. 

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, a planificação é a metodologia que dará sustentação para o novo modelo de atendimento em saúde que está sendo construído. "As capacitações são as metodologias que vão dar vida a tudo o que está sendo proposto dentro da Rede Cuidar. A Planificação é o movimento onde está sendo feito, o repensar, o revisitar dos processos de trabalho dentro das unidades de saúde nos municípios. Uma proposta que é trabalhada pelo Governo do Estado e pelas Prefeituras", disse.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA