Prefeitura e Polícia Civil do ES lançam projeto para atender casos de violência contra a mulher

O projeto será lançado nesta quinta-feira (24), às 16h, no Centro Cultural Nice Avanza.

Prefeitura e Polícia Civil do ES lançam projeto para atender casos de violência contra a mulher
A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, se uniu ao Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Civil, para implantar o projeto "Homem que é Homem" no município, que será lançado nesta quinta-feira (24), às 16 horas, no Teatro Nice Avanza - localizado na Praça 22 de Agosto, no centro. O "Homem que é Homem" foi lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher.

O prefeito de Linhares Guerino Zanon pontua que o trabalho com os agressores é uma parte importante no enfrentamento à violência contra a mulher. Ele acredita que o projeto pode mudar o comportamento dos homens, diminuindo o índice de reincidência. "O projeto busca entender o que há por trás da vida de cada participante, os dramas cotidianos e histórico familiar deles. Outro objetivo do projeto é uma eventual inserção deles no mercado de trabalho, cursos de alfabetização, profissionalização, acompanhamento psicossocial e tratamento de drogas e álcool", explica.

"A adesão a este projeto é de grande importância para nossa sociedade. Nós temos dados que apontam bons resultados na Grande Vitória e a nossa expectativa para Linhares não é diferente. A iniciativa do governo é de grande importância para serem evitados casos de reincidência na agressão contra a mulher. Esse tipo de trabalho é uma necessidade e a gestão pública deve estar atenta para abraçar projetos como este", afirma Amantino Pereira Paiva, secretário municipal de Assistência Social.

O Projeto

A proposta prevê convocar homens, supostos autores de violência contra a mulher e que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.

As reuniões acontecem uma vez por semana e totalizam cinco encontros, incluindo a de apresentação do projeto. Estes homens participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil. O primeiro acontece por meio de intimação judicial, mas, depois, a permanência e frequência aos outros quatro encontros é voluntária. Em cada um são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não violência.

Serviço 
Lançamento Projeto "Homem que é Homem”
Data: 24/08
Local: Centro Cultural Nice Avanza – Praça 22 de Agosto
Horário: 16h





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA