Prefeitura desmonta telecentros e deixa comunidades sem programa de inclusão digital

Pelo menos dois telecentros, em Araçá e Bebedouro, já tiveram computadores e móveis retirados pela secretaria de Segurança Pública.

Prefeitura desmonta telecentros e deixa comunidades sem programa de inclusão digital
Parece que a inclusão digital não está nos planos da Prefeitura de Linhares. Por ordem do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Edval Santana, pelo menos dois telecentros – no bairro Araçá e no distrito de Bebedouro – foram desmontados. Todos os computadores e móveis foram retirados por carros da Defesa Civil. O flagra foi feito pela equipe de reportagem do Site de Linhares.

Os telecentros são espaços sem fins lucrativos, de acesso público e gratuito, com computadores conectados à internet, disponíveis para diversos usos. O objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos. Em Linhares, os telecentros são mantidos numa parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal.

"Fomos pegos de surpresa”, diz presidente de Associação de Moradores

O novo presidente da Associação de Moradores do bairro Araçá, Samuel Roni, diz que ficou surpreso ao chegar à sede da entidade e verificar que tudo havia ali, do telecentro, tinha sido retirado. Eram 11 máquinas que atendiam a comunidade com cursos e atividades, além de funcionar como um espaço de integração, cultura e lazer.

Aliás, o telecentro – que funciona no bairro há quatro anos - era um dos principais programas que seriam revitalizados pela nova diretoria. E Samuel é rigoroso em afirmar que o secretário não possuía nenhuma autorização para entrar na sede da associação e retirar os equipamentos. "Sabemos que se trata de um prédio público, porém, está na responsabilidade da associação de moradores. Foi um desrespeito com a associação, aos associados e à comunidade”, desabafa.

Mas, o secretário de Segurança Pública, Edval Santana, respondeu a um dos membros da diretoria que o telecentro deixaria de existir ali – e pelo que parece sem previsão de ser instalado em outro lugar – por considerar a sede da associação insegura. Isso mesmo, falta segurança ao local. Mas, Samuel Roni rebate: "o local nunca foi alvo de assaltantes e nunca foi arrombado”.

A informação é que na noite desta quinta-feira (02) uma reunião na sede da associação com a presença de um representante da Prefeitura seria realizada e um dos assuntos em pauta seria o fechamento do telecentro.

Telecentro esvaziado e logomarca do Governo Federal foi retirada

Quando foi inaugurado em Bebedouro, no interior de Linhares, o telecentro foi recebido com festa pela comunidade. Era naquela oportunidade, que crianças, adolescentes e idosos poderiam estar, naquele espaço, conectados com um mundo de oportunidades. Eles contavam no telecentro com a assistência de monitores qualificados, que atuam como gestores locais.

Mas, na tarde desta terça-feira, o telecentro do distrito, que funciona num imóvel alugado pela Prefeitura também foi esvaziado. Uma funcionária da Prefeitura que não quis conversar com a nossa reportagem limitou-se a dizer que "cumpria ordens”. Na sede do telecentro até a logomarca do Governo federal foi tapa por uma tinta preta. Apenas a identificação da Prefeitura está no local.

Atualmente, existem 7.755 telecentros em funcionamento em todo o Brasil. Eles foram instalados por meio de uma parceria entre ministérios, prefeituras e entidades, que são responsáveis pela manutenção desses espaços. A ação é gerenciada pela Secretaria de Inclusão Digital. Aliás, existem 7.753, porque as comunidades do bairro Araçá e do distrito de Bebedouro, estão temporariamente sem o programa de inclusão digital.

O que diz a Prefeitura de Linhares

O Site de Linhares procurou a Prefeitura de Linhares para entender do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, Edval Santana, qual o motivo da retirada dos equipamentos dos telecentros. Mas, até o fechamento desta matéria nenhum retorno havia sido dado.

O que diz o Governo Federal

Nós também procuramos a Assessoria de Imprensa do Ministério das Comunicações para saber se o órgão tinha conhecimento da retirada dos equipamentos dos dois locais. O Site de Linhares aguarda posicionamento do Governo Federal.
 
As fotos são do Site de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA