Prefeitura alega falta de dinheiro para acomodar 21 famílias que ocupam área irregular no Planalto

Além da falta de dinheiro, Prefeitura diz que não existem imóveis para acomodar as famílias enquadradas no benefício do aluguel social. Todas as famílias serão encaminhadas para a Quadra Poliesportiva “Bráulio Sacramento Batista”, no bairro Nova Esperança.

Prefeitura alega falta de dinheiro para acomodar 21 famílias que ocupam área irregular no Planalto
Na próxima quinta-feira, dia 6 de novembro, 36 famílias que ocupam uma área irregular no bairro Planalto estarão em novo endereço. Elas serão encaminhadas pela Prefeitura de Linhares para a Quadra Poliesportiva "Bráulio Sacramento Batista”, no bairro Nova Esperança. As famílias são as mesmas que travam uma batalha contra uma indústria de álcool da região que ganhou na Justiça o direito de reintegração de posse da área ocupada. 
 
E a quadra de esportes não é o local idealizado pelos moradores. Mas, não existe outra alternativa. Durante a reunião, a secretária municipal de Assistência Social, Luzia Cajueiro, disse que a Prefeitura não possui dinheiro para arcar com as despesas do benefício do aluguel social das 21 famílias – das 36 cadastradas – que se enquadram nos quesitos exigidos e apontados no estudo social realizado pela Prefeitura.
 
Irão morar, temporariamente, na quadra, 98 pessoas – entre crianças, adultos e idosos. O prazo de cada família no ginásio será avaliado em sintonia com o avanço no cadastro de habitação. A área em questão possui 36 residências construídas e destas, 10 casas fechadas e seis estão em obras. São 52 adultos, 33 crianças, 10 adolescentes e três idosos. Entre estes idosos existe o caso de dona Terezinha dos Santos que é portadora de um possível transtorno mental e não possui familiares próximos ou conhecidos na região. 

Empresa vai disponibilizar ônibus para levar famílias a ginásio

Já na próxima semana a indústria alcooleira irá disponibilizar ônibus para que as famílias já possam iniciar, voluntariamente, a desocupação do local. A representante dos moradores na reunião, Patrícia Tetzlaff, disse que o levantamento destas famílias será informado à Secretaria Municipal de Assistência Social. A reintegração de posse está marcada para ás 7 horas do próximo dia 6, tendo como ponto de encontro a sede do 12º. Batalhão da PM, no bairro José Rodrigues Maciel.

Os representantes da Defensoria Pública na reunião – Karoline Silva, Leonardo Pinheiro e Bruno Pereira Nascimento, se manifestaram no sentido de localizar um abrigo para a idosa, alinhado a Lei Federal que atribui esta responsabilidade ao município. A secretaria de Saúde garantiu que irá disponibilizar uma equipe para assistência média a dona Terezinha.

Adiamento da data de reintegração foi rejeitado

Durante a reunião foi solicitado ao advogado da indústria de álcool, Roque Marinato, o adiamento da reintegração de posse do dia 6 para o dia 15 de novembro. A proposta foi rejeitada. De acordo com o advogado o processo tramita na Justiça há oito anos e que a área será retomada na próxima quinta-feira (06).

Tratamento Digno

O representante do Movimento Nacional da luta pela Moradia, José Barbosa Lima, mostrou preocupação com o destino dos moradores. "Eu peço que haja, sobretudo, um tratamento digno aos moradores no momento da desocupação das suas casas”, reforçou.

20 policiais darão retaguarda a ação de desapropriação

Um contingente de 20 policiais dará retaguarda aos profissionais que irão atuar na desapropriação da área e retirada dos moradores no próximo dia 6. O pedido da presença policial foi solicitado pela indústria alcooleira. 

De acordo com o Major Leonides Cardoso Pacheco, do 12º. Batalhão da Polícia Militar, em qualquer sinal de resistência ou "distúrbio” o policiamento será retirado e uma tropa especializada nestes casos será acionada.

A decisão de transferência dos moradores foi oficializada numa reunião realizada na última quarta-feira (29) no Fórum "Desembargador Mendes Wanderley”, no bairro Três Barras, com representantes da Prefeitura, dos moradores, da Polícia Militar, Conselho Tutelar, dos Direitos Humanos, Defensoria Pública, do Corpo de Bombeiros, ale do departamento jurídico da empresa de álcool. 
 
Fotos: Site de Linhares





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA