Praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação não apresentam mais fragmentos de óleo cru

Nesse domingo (8), o efetivo de nove militares realizou o monitoramento e coleta de óleo na praia de Degredo, em uma extensão de 6,1 quilômetros, onde foram recolhidos 300 gramas de material oleado.

Praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação não apresentam mais fragmentos de óleo cru
As praias de Pontal do Ipiranga, regência e Povoação, estão limpas e não apresentam mais fragmentos de óleo cru. A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente e membro do Sistema de Comando em Operações (SCO), Fabrício Borghi Folli. 

"Hoje, as operações de limpeza e monitoramento se concentram apenas nas praias de Cacimbas e Degredo, e são realizadas por militares do Exército Brasileiro. São pequenas porções de material oleado coletados diariamente nesses pontos”, destaca o secretário.

Nesta segunda-feira (9), os militares do Exército atuam nas regiões de Degredo e Cacimbas. Todo o material recolhido das praias de Linhares está sendo encaminhado a uma central do Município e ao Tiro de Guerra, onde é acondicionado em tambores e em local seguro. Posteriormente, após alinhamento com os órgãos federais – responsáveis pela ação –, é dada a destinação final do material.

Nesse domingo (8), o efetivo de nove militares realizou o monitoramento e coleta de óleo na praia de Degredo, em uma extensão de 6,1 quilômetros, onde foram recolhidos 300 gramas de material oleado. "Na praia de Degredo foram encontrados muitos sedimentos naturais e, em alguns pontos isolados na areia, foram encontrados pequenos fragmentos de óleo acoplados”, informa Folli.

Monitoramento desde novembro

Desde o dia 9 de novembro, equipes do Comitê de Crise estão empenhadas para monitorar e limpar as praias de Linhares afetadas pelos fragmentos de óleo, advindos do vazamento na costa do Nordeste brasileiro. Até o momento, 662,8 quilos de óleo cru foram coletados dos balneários do município.

As ações são executadas por meio de uma força-tarefa, que conta com a colaboração de militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e membros da Defesa Civil Estadual, além de voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Projeto Tamar e da Ufes. 







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA