Praça do São José está abandonada e telecentro funciona em meio horário porque não tem estagiário

Os campos de areia e de bocha estão depredados. O telecentro só tem aulas pela manhã e metade das máquinas está com defeito.

Praça do São José está abandonada e telecentro funciona em meio horário porque não tem estagiário
O que no passado era área de lazer e ponto de encontro de estudantes e moradores do bairro São José, uma das poucas áreas de entretenimento da região é o retrato do abandono e do descaso por parte da Prefeitura de Linhares em uma cidade que é rotulada de "Novos Caminhos. Mais Qualidade de Vida”. Alambrados enferrujados, mato e pedaços de madeira e lixo fazem parte do atual cenário da praça que está localizada na Avenida Wilmo Vitório Guinazi.

Os campos de areia e de bocha não são mais utilizados e o local, segundo os moradores, tornou-se ponto do tráfico de drogas e de prostituição. O campo de bocha, por exemplo, é conhecido como motel dos pobres, disse um dos moradores entrevistados pelo Site de Linhares. Eles preferem ser identificados pelas iniciais porque temem represálias dos traficantes da região.

A praça foi totalmente revitalizada em junho de 2012, na gestão d então prefeito Guerino Zanon. De lá para cá, nenhuma intervenção ocorreu no local. Não existe nem manutenção da equipe da Secretaria de Serviços Urbanos. Na época, foram investidos R$ 74.277,33 na área de aproximadamente 600 metros quadrados, que abriga campo de bocha, quadra de areia, playground, canteiros com grama e calçada cidadã. 

Praça é ponto do tráfico e prostituição

"É grande a movimentação na praça. Mas, não com lazer e sim com o consumo de drogas e prostituição – de dia e à noite. Alguma providência precisa ser tomada. Este local aqui no São José é conhecido como o motel dos pobres”, disse o comerciante A.M. 
A mesma opinião tem a aposentada M.A., de 63 anos. Ela diz que é muito perigoso passar nas imediações da praça que é tomada por "maus elementos que ficam ali junto com vários menores”. Com tristeza ela reforça: "essa pracinha era pra ser um local de encontro das famílias, mas, infelizmente as famílias passam longe daqui”.

Um morador garantiu que o comércio de entorpecentes pode ser flagrado em plena luz do dia com uma grande movimentação de carros e motos entregando drogas e o consumo ocorrendo no campo de bocha. "É triste ver um patrimônio público nestas condições. Já passou da hora das autoridades tomarem alguma providência”, disse.

A Presidente da Associação de Moradores do São José, Maria Auxiliadora Alvarenga, disse que existe o projeto de demolição e construção de uma nova praça no local, mas, que a Prefeitura não deu prazo para o início e nem término da obra. "Sabemos que a obra está prevista no orçamento deste ano. Mas, não temos mais nenhuma outra informação”, reforçou.

Dora, como é conhecida, disse ainda que os moradores reclamam das cenas de sexo e venda de drogas no local. Reforçou que a Associação enviou um ofício ao secretário de Cidadania e Segurança Pública, Washington Monteiro, pedindo mais segurança para o local. "Esperamos ser atendidos”, disse.

Telecentro só funciona pela manhã

Ao lado da praça existe um Telecentro que tem o objetivo de garantir a inclusão digital de jovens e adultos. Mas, o local só funciona pela manhã, das 8 às 10 horas. O motivo: o contrato do estagiário que atuava no turno vespertino venceu e a Prefeitura não renovou e nem deslocou nenhum outro profissional para atuar no local.

A informação também é da Presidente da Associação de Moradores. Ela diz que o Telecentro possui 11 computadores, mas, a maioria das máquinas está quebrada. "É difícil falar um número exato de alunos, mas, são entre 2 a 10”, disse. 

Sobre o reparo nas máquinas ela diz que aguarda um posicionamento da Prefeitura de Linhares. "Como o programa é do Governo Federal, os computadores são grampeados com cadeados e não podem ser consertados pela Prefeitura”, explicou. Mas, segundo Dora, o secretário Washington Monteiro disse que aguarda uma liberação do Governo federal para poder consertar os computadores.

O que diz a Prefeitura de Linhares

O Site de Linhares entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Linhares para saber se existe projeto para a revitalização da praça e sobre a manutenção da mesma, além das questões de segurança e funcionamento do Telecentro.

Mas, até o fechamento desta matéria nenhum retorno foi dado.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA