Picolé saudável: além de refrescar, ele ainda pode ser nutritivo e feito em casa por você mesmo!

Os picolés funcionais têm o poder de desintoxicar, queimar gordurinhas, além de fornecer energia.

Picolé saudável: além de refrescar, ele ainda pode ser nutritivo e feito em casa por você mesmo!
Muito requisitados no verão, os picolés são uma alternativa saborosa para ajudar a refrescar os dias mais quentes. Mas, além do sabor, os geladinhos no palito podem se tornar funcionais e ofertar um item extra: saúde.

Os alimentos funcionais são aqueles que, além de nutrir, fornecem algo a mais para o corpo. Portanto, eles melhoram o funcionamento do intestino, previnem doenças e deixam a pele mais bonita. Pensando no verão, os alimentos usados no preparo dos picolés podem auxiliar até mesmo no bronzeado.

De acordo com a nutricionista Luane Magnago, da Clínica Roberta Larica, os picolés funcionais têm o poder de desintoxicar, queimar gordurinhas, além de fornecer energia. Os geladinhos ainda auxiliam no combate aos radicais livres. "Com o calor que está fazendo nos últimos dias, as pessoas adoram a ideia de ter um alimento que refresca e ainda traz benefícios à saúde”, afirma a especialista. 

Luane explica que, para preparar o picolé ideal, o correto é utilizar um ou dois tipos de frutas, um tipo de folha vegetal (como couve e hortelã) e algum outro ingrediente que acelere o metabolismo ou ajude a desinchar. "Sugiro que acrescentem vegetais, como cenoura e pepino, além de gengibre, chá de hibisco e chá verde. As combinações são diversas e ajudam em vários aspectos no organismo”, diz a nutricionista.

Docinhos

A especialista recomenda, ainda, que os picolés não sejam adoçados, para que se mantenham saudáveis. Mas, se a pessoa não conseguir abrir mão do sabor docinho, pode recorrer aos adoçantes. "O ideal é recorrer às frutas da época, bem maduras. Mas em outros casos, podem optar por açúcar mascavo, demerara orgânico, açúcar de coco, mel ou adoçante xilitol, que é natural e tem um gosto parecido com o do açúcar”, destaca. 

Para que os benefícios dos picolés funcionais sejam garantidos, Luane lembra que o consumo dos alimentos deve ser regular e moderado. Além disso, eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada. "Dois picolés pequenos correspondem a uma fruta, ou 200 ml de suco. Portanto, dois ou três ao dia já são suficientes”, esclarece. 

Os geladinhos são muito práticos e fáceis de serem preparados. Eles podem ser adotados no cardápio – tanto como sobremesa, após o almoço ou o jantar, ou podem ser consumidos nos lanches intermediários, da manhã ou da tarde. "O bom é que eles podem ser feitos em casa, de maneira rápida. As forminhas também são facilmente encontradas em lojas de utilidades para o lar”, sugere a nutricionista.
 
Faça em casa!
 
Picolé termogênico

Melancia - Ingredientes
3 fatias de melancia 
1 fatia (pequena) de gengibre
50ml de suco de uva 100% integral

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador por quatro horas.

Função
É termogênico graças à presença do gengibre. O produto é capaz 
de acelerar o metabolismo e a queima de gordura corporal.

Picolé Anti-inchaço

Morango - Ingredientes
10 morangos
200ml de chá de hibiscos
1/4 de pepino 
1 punhado de hortelã

Preparo
Faça o chá e leve à geladeira por duas horas. Depois, bata tudo no liquidificador e leve ao congelador por quatro horas.

Função
O chá de hibisco tem efeito diurético, auxiliando na redução da retenção de líquidos. A hortelã tem efeito detox. A combinação de ambos limpa o organismo e auxilia no combate ao inchaço.

Picolé pele dourada

Ingredientes

1 cenoura
Suco de uma laranja
2 fatias de manga
200ml de água

Preparo
Bata todos no liquidificador, distribua em forminhas para picolé e leve ao congelador por quatro horas.

Função
A cenoura, a laranja e a manga são ricas em betacaroteno e em vitamina C. Os nutrientes auxiliam no bronzeado, deixando-o mais bonito e duradouro. O ideal é consumir este picolé antes de ir à praia ou à piscina.

Picolé detox

Ingredientes
Suco de um limão
1/2 pêra
1/2 folha de couve
50ml de chá verde

Preparo
Faça o chá e leve à geladeira por duas horas. Bata tudo no liquidificador e coloque em forminhas de picolé. Leve ao congelador por quatro horas.

Função
Os ingredientes desse picolé, quando combinados, têm um ótimo efeito de detoxificação do organismo, eliminando toxinas e deixando-o equilibrado.

Picolé funcional

Abacaxi - Ingredientes
2 fatias de abacaxi
1/2 maçã verde
1 punhado de hortelã ou espinafre ou salsinha
1 fatia (pequena) de gengibre
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em forminhas para picolé e leve ao congelador por quatro horas.

Função
Reúne diversos benefícios em apenas uma receita. O abacaxi é diurético; a folha auxilia no funcionamento do intestino; e o gengibre é termogênico. Com isso, conseguimos reunir vários benefícios e trazer mais saúde ao organismo. 

Picolé com iogurte

Manga - Ingredientes
2 fatias de manga 
2 xíc. de chá de iogurte natural desnatado 
1 xíc. de leite desnatado ou semidesnatado gelado
1 pedaço de gengibre
1 pedaço pequeno de coco seco

Preparo
Primeiramente bata o iogurte com o leite e a manga. Quando estiver bem homogêneo, acrescente os demais ingredientes.

Função
A manga, rica em vitamina C, tem ação antioxidante. O gengibre ajuda nos sistemas digestivo e respiratório. Já o coco é rico em gorduras de rápida digestão, que não ficam estocadas nas células e servem para fornecer energia ao corpo. 

Sorvete funcional

Ingredientes
2 bananas prata maduras
2 polpas de maracujá
1 manga

Preparo
Pique as bananas e congele. Congele também a manga madura picadinha em cubos e a polpa do maracujá (se você não gostar, pode congelar a polpa sem as sementes). Depois de tudo congelado, é hora de bater no liquidificador. Acrescente poucas colheres de água filtrada para ajudar a bater. Depois de tudo batido, está pronto o sorvete. Coloque para congelar um pouco mais se achar necessário.

Função
O maracujá é altamente nutritivo, tem uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o envelhecimento e inflamações. Já a banana fornece potássio e energia instantânea, além de beneficiar os ossos e ajudar na manutenção do peso. 

Fonte: Gazeta Online, Nutricionista Luane Magnago e portal Corre, Mulherada.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA