Pescadores participam de cursos de manutenção de embarcação e de motores oferecidos pela Manabi

Os cursos estão alinhados ao Projeto Rede Norte Capixaba e reuniu pescadores de Pontal do Ipiranga, Regência, Degredo e Barra Seca.

Pescadores participam de cursos de manutenção de embarcação e de motores oferecidos pela Manabi
Merivaldo Ribeiro da Conceição, pescador há sete anos, sonha em se tornar especialista em motores de barco para complementar sua renda. Ele começa a concretizá-lo agora com o curso de Manutenção de Embarcação, oferecido pela Manabi, por meio do Projeto Rede Norte Capixaba. Morador de Pontal do Ipiranga, estava ansioso para começar as aulas práticas que tiveram início no sábado, dia 17, ocasião em que os alunos aprenderam a desmontar um motor de combustão de 4 cilindros MWM, que nas próximas aulas será montado e colocado para funcionar.

Nas aulas teóricas, além do conteúdo das apostilas, Merivaldo reservou um caderno em que anotou em mais de 20 folhas tudo o que aprendeu. "Estou muito feliz e quero me tornar especialista em motores para consertar o meu barco, ajudar outras pessoas e também ganhar uma renda extra, pois pago caro pelo serviço”, planeja. Merivaldo revela que já ficou inúmeras vezes preso no mar. Diante do aperto, precisou remar até a embarcação mais próxima ou contar com a ajuda de amigos para rebocá-lo. "Às vezes, deixo avisado em casa que, se a gente não chegar até determinada hora, é para mandar alguém nos buscar. Com o que eu já aprendi, não dependo mais de profissionais eu mesmo mexo no meu maquinário”, conta.

Atenta a todas orientações, Suely de Souza Dias, única mulher no curso de Máquinas e Motores, ministrado em Regência, planeja se profissionalizar e não apenas consertar o próprio barco, mas de outras pessoas também. "Contamos com ótimos professores que tiram todas as nossas dúvidas. Estou aproveitando a oportunidade e pretendo, com o curso, ganhar uma renda extra. Nunca tinha mexido com motor e confesso que estou muito feliz com a oportunidade que a Manabi está nos dando. Que venham outros cursos”, comemora Sueli, que foi incentivada pelo marido, seu colega de turma.

Fernando Borges dos Santos, morador de Degredo, localidade onde será instalado o Porto Norte Capixaba, disse que a capacitação veio em boa hora. "Tenho barco a motor e não sabia nada de mecânica. Hoje já tenho noção de como mexer. A Manabi entrou em contato com a gente, procurou saber o que precisávamos e ofereceu esse curso que para mim está sendo um grande aprendizado. Vejo nele uma oportunidade de crescimento. Muitas vezes as empresas instalam seus empreendimentos e não procuram entender o que as pessoas que estão em volta dele precisam”, concluiu.

Aprendendo na prática

No último sábado, dia 17, foi momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas de Manutenção de Embarcação e de Máquinas e Motores. Os alunos receberam um kit com Equipamentos de Proteção Individual (EPI), composto por botina, protetor solar e auricular, creme para proteger a pele sobre o uso de óleo, por exemplo, luvas pigmentadas e óculos de proteção. 
 
O professor Adilson Lopes de Souza disse que as turmas estão entusiasmadas e que esses cursos são uma ótima iniciativa. "É fundamental para as comunidades pesqueiras receberem esses treinamentos para não acontecer do pescador ficar no mar por não saber, por exemplo, tirar uma entrada de ar no motor, ou fazer uma manutenção no caso de falha em alto mar. Essa também é uma forma do pescador diversificar seus conhecimentos e adquirir uma nova renda.” As aulas terminam dia 28 de fevereiro.

Projeto Rede Norte Capixaba

Essa primeira rodada do projeto Rede Norte Capixaba é um piloto e beneficia 50 pescadores filiados às associações de Povoação, Degredo, Regência, Pontal do Ipiranga e Barra Seca. Visa fortalecer a atividade pesqueira e promover alternativas de renda aos profissionais. Com apoio da Manabi, é idealizado pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa), e conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Linhares. Para as aulas, foram disponibilizados materiais didáticos, uniforme, transporte e lanche.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA