Pescadores do litoral de Linhares participam de aula inaugural do Projeto Rede Norte Capixaba

Com apoio da Manabi, o projeto é idealizado pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa), e conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Linhares.

Pescadores do litoral de Linhares participam de aula inaugural do Projeto Rede Norte Capixaba
A aula inaugural dos cursos de Manutenção de Embarcação e de Máquinas e Motores, direcionadas aos pescadores do litoral de Linhares, foi realizada nesta terça-feira, dia 28, em Pontal do Ipiranga. Os cursos fazem parte do Projeto Rede Norte Capixaba que beneficia até 50 pescadores filiados às associações de Povoação, Degredo, Regência, Pontal do Ipiranga e Barra Seca. O projeto piloto visa fortalecer a atividade pesqueira e promover alternativas de renda aos profissionais.

As aulas tiveram início com a palestra ministrada pelo gerente Estadual de Aquicultura e Pesca, Alcestes Ramos, que falou sobre a Gestão Sustentável dos Recursos Pesqueiros. O gerente fez um panorama do setor que movimenta mais de 300 milhões de reais e envolve no estado mais de 60 mil famílias, destacando os desafios a serem vencidos para geração de mais trabalho e renda.

O curso será conduzido por professores da Premier Serviço e Engenharia (PSE). Segundo a presidente da Andesa, Vanessa C. Gonçalves, "esse será o início de um projeto que vai agregar mais conhecimento e valores aos pescadores”.

De acordo com Jacqueline Abreu, da área social da Manabi, as aulas seguem até fevereiro e serão realizadas aos sábados: em Regência, na Associação de Moradores e no Pontal do Ipiranga, no Centro de Integração Comunitária (CIC). São disponibilizados aos pescadores materiais didáticos, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), uniforme, transporte e lanche.

O presidente da Associação de Pescadores e Assemelhados de Povoação, Simião Barbosa Santos, disse que luta há mais de dez anos para desenvolver um trabalho como este. "Esses cursos são bem-vindos, pois o pessoal não conserta embarcação grande e não entende de motor, ai tem que ir consertar em Linhares quando precisa. Aprendendo a mexer, vamos ganhar tempo e economizar dinheiro”.

Eliane Balke, pescadora de Pontal do Ipiranga, vai fazer o curso de Manutenção de Embarcação e está animada com o início das aulas. "Tenho um pouco de noção sobre manutenção em madeira e fibra. Resolvi fazer esse curso para me capacitar e adquirir novos conhecimentos. Estou empolgada e acredito que esse curso vai me ajudar também a gerar uma nova renda”, concluiu.

O presidente da Federação das Associações de Pescadores Profissionais, Artesanais e Aquicultores do Espírito Santo (Fapaes), Manoel Bueno dos Santos, conhecido por Nego da Pesca, e o presidente da Associação de Pescadores e Extrativistas de Degredo, José Costa, também prestigiaram o evento.

Manabi dá boas-vindas aos pescadores alunos

O gerente-geral de Pré-operação do Porto Norte Capixaba, Romeu Rodrigues, deu as boas-vindas e informou que a Manabi está disposta a contribuir na melhoria das condições de vida dos pescadores e comunidades do entorno do projeto. "Nosso propósito sempre será o diálogo para entendermos as necessidades dos pescadores e construirmos juntos propostas de incentivo, como estes cursos, que foi uma demanda vinda dos pescadores”, frisou.

Com apoio da Manabi, o projeto é idealizado pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa), e conta com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA