Pescadores de Linhares conhecem o projeto Rede Norte Capixaba que tem o apoio da Manabi

O projeto piloto atenderá 50 pescadores de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga.

Pescadores de Linhares conhecem o projeto Rede Norte Capixaba que tem o apoio da Manabi
As atividades do Projeto Rede Norte Capixaba tiveram início na semana passada com a mobilização e apresentação às associações de pesca de Povoação, Regência e Pontal do Ipiranga. O projeto piloto atenderá até 50 pescadores nos cursos de "Manutenção de Embarcação" e "Máquinas e Motores". Tem o apoio da Manabi e será desenvolvido pela Agência Nacional de Desenvolvimento Econômico Social e Defesa Ambiental (Andesa), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Linhares.

O presidente da Colônia de Pescadores Z06 Caboclo Bernardo, Janilson Ribeiro, participou do encontro em Povoação e comentou que está satisfeito com a iniciativa da Manabi. "A empresa está de parabéns por, antes mesmo do licenciamento, se mostrar preocupada com a pesca. Esses cursos vão trazer para os pescadores algo que precisam saber há muito tempo, que é fazer a manutenção do próprio motor e da embarcação", frisou.

Pescador há nove anos, Merivaldo Ribeiro da Conceição, de Pontal do Ipiranga, disse que já passou por muita dificuldade por não saber consertar o motor. "Já passei muito aperto em alto mar e tive até que chamar um amigo para buscar a gente, porque deu problema no motor e não sabia resolver e, muitas vezes, era algo simples. Quero aprender também para não ter que pagar pelo serviço que é caro", explicou.

O presidente da Associação de Pescadores de Regência (Asper), Leônidas Carlos, disse que os pescadores de Regência estão animados com a novidade. "Aprendendo a mexer com motor, não vamos mais precisar pagar pelo serviço que é feito em Linhares ou, dependendo o caso, só em Colatina. O curso de carpintaria será ótimo também, pois, às vezes, até pagando a gente não acha um carpinteiro", relatou.

Dulcinéia Silva, pescadora do Pontal do Ipiranga, não tem dúvida do curso que deseja fazer. "O meu marido e meu sogro constroem barcos, por isso quero aprender sobre manutenção de embarcações para ajudar a fazer o próximo que já está planejado."

O Projeto Rede Norte Capixaba visa a capacitação e certificação dos beneficiários, ofertando além de alternativas de renda, a melhoria do processo logístico relacionado à manutenção e operação do maquinário de pesca, estimulando o desenvolvimento e o fortalecimento do setor nas associações.

Seleção

De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da Manabi, Jacqueline Abreu, os pescadores que vão participar dos cursos devem ser selecionados pela associação. Na sequência acontecerá o lançamento do Projeto Rede Norte Capixaba e o início das aulas, previstas para o final de setembro.

A coordenadora reforçou o objetivo da capacitação. "Os cursos de formação foi uma demanda identificada pelos pescadores durante as oficinas. A Manabi entende que a qualificação profissional é importante para a cadeia produtiva da pesca, por isso, ofertará esses cursos", destacou, informando que todo o material, assim como o transporte e o lanche serão disponibilizados aos selecionados.

Sobre a Manabi

A Manabi desenvolve um dos maiores projetos de mineração e logística do Brasil, com a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócios. Seus direitos minerários estão localizados na região do Quadrilátero Ferrífero, no centro do Estado de Minas Gerais. Morro do Pilar é o município onde a empresa montará sua unidade industrial incluindo beneficiamento do minério, com capacidade operacional para um mínimo de 20 anos.

As reservas dessa região são de classe mundial, com capacidade para produzir até 25 milhões de toneladas por ano de minério de ferro (68,0% a 68,5% de teor de ferro) com nível baixo de impurezas. Para escoamento de sua produção, a Manabi está investindo na instalação de um mineroduto, na construção de um terminal portuário em Linhares, e firmou com a Vale S.A Acordo de Investimentos e Contrato de Transporte para a implementação de um ramal ferroviário de aproximadamente 80km, conectando a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) à área do Porto Norte Capixaba, que possibilitará a empresa atender possíveis demandas de importação e exportação.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA