Pedal Solidário do “Dia Mundial do Doador de Medula Óssea” acontece no próximo sábado (16)

Ação tem o objetivo de conscientizar e atrair novos doadores; participação no pedal não gera uma obrigação para se cadastrar como doador.

Pedal Solidário do “Dia Mundial do Doador de Medula Óssea” acontece no próximo sábado (16)
Para celebrar o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, comemorado sempre no terceiro sábado do mês de setembro, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) organiza um pedal solidário nos quatro municípios capixabas que possuem um hemocentro (Vitória, Linhares, Colatina e São Mateus). Em Linhares, o passeio acontece a partir das 8h30, com saída da Praça 22 de Agosto. O ponto de chegada é o Hemocentro de Linhares, localizado no Centro. 

O pedal, que conta com o apoio de outras instituições e grupos, como o PEDALinharES, tem o objetivo de conscientizar e atrair novos doadores de medula óssea. Entretanto, a participação no pedal não gera uma obrigação para se cadastrar como doador. Mesmo assim, quem desejar incluir seu nome no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) poderá se dirigir ao hemocentro, que estará aberto das 17h às 13h no próximo sábado (16). Em dias úteis, o atendimento acontece das 7h às 16h. 

Segundo o Hemoes, o Espírito Santo tem aproximadamente 300 pacientes que necessitam do transplante de medula óssea. As chances de encontrar um doador compatível são de 1 para 100 mil pessoas devido à grande miscigenação da população. A organização pede que os participantes do pedal usem as hashtags #WMDD2017 #thankyoudonor #REDOME aos postarem fotos do passeio nas redes sociais.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA