Pacientes em tratamento de hemodiálise têm acesso à escolarização do Ceeja

Atualmente, o órgão atende 40 alunos que estão em tratamento no IDR, sendo 34 do Ensino Fundamental e seis do Ensino Médio.

Pacientes em tratamento de hemodiálise têm acesso à escolarização do Ceeja
O Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Linhares em parceria com o Instituto de Doenças Renais (IDR) está desenvolvendo o projeto "Instrução Personalizada no IDR”. O objetivo é atender pacientes que fazem hemodiálise no IDR.

"Esses pacientes, em sua grande maioria, não frequentam nenhuma escola e são jovens e adultos do Norte do Estado e Sul da Bahia com sua escolarização interrompida devido à doença. A oferta da escolarização para esse público, por meio da instrução personalizada ofertada pelo CEEJA, garante o acesso à educação”, explicou a superintendente de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato.

A oferta iniciou em 2015, tornando-se um meio para o prosseguimento dos estudos e conclusão do Ensino Fundamental e/ou Médio. São atendidos diferentes grupos, com disciplinas e horários organizados pela escola. Atualmente, o CEEJA atende 40 alunos que estão em tratamento no IDR, sendo 34 do Ensino Fundamental e seis do Ensino Médio.

Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA)

Funcionam com atendimento ininterrupto, com liberdade no período da matrícula, não obrigatoriedade de frequência diária, disponibilidade de professores de todas as áreas do conhecimento para esclarecer dúvidas, adaptando-se à disponibilidade de tempo de cada aluno. As ações desenvolvidas pelos CEEJA compreendem: Exame de Suplência e Cursos de Instrução Personalizada que compreende estudos através de módulos, constituídos de apostilas.

O Estado conta com quatro Centros: CEEJA Vitória, CEEJA Colatina, CEEJA Cachoeiro de Itapemirim e CEEJA Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA