Pacientes do HGL receberão pulseiras coloridas para identificar gravidade de cada caso

De acordo com a Prefeitura, será implantado o Protocolo de Manchester, onde os pacientes serão atendidos de acordo com a gravidade

Pacientes do HGL receberão pulseiras coloridas para identificar gravidade de cada caso
A partir de julho deste ano os pacientes que chegarem ao Hospital Geral de Linhares serão identificados com pulseiras coloridas que irão indicar a gravidade do caso de cada um. A informação é do diretor Geral do Hospital, Eduardo Brandão, e de Elisabeth Lima Barboza, médica que coordena o programa de implantação do Protocolo de Manchester; que classifica os doentes após uma triagem que analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia e quadro clínico.

O diretor do Hospital Geral, Eduardo Brandão, garante que o protocolo vai otimizar o atendimento e dar prioridade a quem realmente precisa. "O hospital é de urgência e emergência e precisamos classificar as pessoas que chegam para dar uma atenção melhor, priorizando quem realmente precisa, no tempo e na velocidade necessária", esclarece. Os profissionais que atuarão na classificação já estão sendo treinados.

De acordo com a Prefeitura de Linhares, a direção do HGL já esteve reunida com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para falar sobre o novo sistema. Elisabeth diz que os profissionais da Estratégia de Saúde da Família são os principais parceiros da saúde, por isso, a opção por começar o processo de implantação conversando primeiro com eles.

O próximo passo é explicar este procedimento para a comunidade. Elisabeth informou que o processo será realizado por meio das Associações de Moradores de cada bairro e depois se estenderá aos funcionários e profissionais que atuam em outros setores da saúde, como Casa Rosa, Centro de Especialidades do Araçá e Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps).





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA