Obras do novo ponto de captação na Lagoa Nova estão prontas e adutora entra na fase de testes

O novo sistema passará por testes nos próximos 30 dias; funcionários do Saae serão treinados pela Samarco para operar os equipamentos.

Obras do novo ponto de captação na Lagoa Nova estão prontas e adutora entra na fase de testes
O problema do abastecimento e racionamento de água em Linhares poderá ser amenizado nos próximos 30 dias. É que as obras do novo ponto de captação estão prontas. A adutora de oito quilômetros, que vai levar água bruta da Lagoa Nova até a sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, para tratamento e distribuição, começou a ser testada na última quinta-feira (29). A obra teve início no mês de julho e foi executada pela Samarco. A nova adutora tem capacidade de levar cerca de 200 litros de água por segundo até o Saae, o que representa 50% da demanda da população da sede do município.

Uma balsa foi instalada na Lagoa Nova para abrigar três bombas. Cada uma tem capacidade de captar 100 litros d'água por segundo. Quando o sistema for acionado, apenas duas entrarão em operação. A terceira ficará como reserva. O novo sistema passará por testes nos próximos 30 dias. Nesse período, técnicos da Samarco vão orientar os servidores do Saae quanto ao funcionamento dos equipamentos instalados no novo ponto de captação. Após esse período, a operação e manutenção de toda a rede serão de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA