Obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Linhares estão paradas há 6 meses

A construção da primeira UPA do município foi iniciada em 2012. A Prefeitura de Linhares disse que não há previsão da retomada das obras.

Obras da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Linhares estão paradas há 6 meses
O que seria uma das soluções para reduzir o fluxo de atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Geral, no bairro Araçá, está longe de virar realidade. Iniciadas ainda em 2012, na gestão do então prefeito Guerino Zanon, as obras da primeira Unidade de Pronto-atendimento 24 horas, no bairro Shell, estão paralisadas há exatos seis meses. E o pior: sem previsão de serem retomadas de acordo com a Prefeitura de Linhares, uma das parceiras do projeto junto ao Governo do Estado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a empresa responsável pela obra solicitou o replanilhamento dos preços do serviço e em seguida solicitou a rescisão contratual. "Uma análise da Procuradoria aponta para a necessidade de rescisão, etapa que está em andamento. Como trata-se de questão legal, ainda não há possibilidade de informação de prazos”, destaca a Nota enviada pela Assessoria de Imprensa da administração "Respeito a Todos”. A empresa que venceu o processo de licitação foi a Estrutural Construtora e Incorporadora Ltda. A obra estava orçada, em 2012, em quase R$ 3 milhões: são exatos R$ 2.900.871,87. 

O projeto arquitetônico da primeira unidade de saúde 24 horas do município é erguido uma área de 1.676,11m², e vai abrigar atendimentos médico, odontológico, pediátrico e de enfermagem; além de seis consultórios médicos. Contempla, ainda, posto policial e área para embarque e desembarque de ambulâncias. Assim que entregue, a UPA estará equipada para atender a pequenas e médias emergências e também pacientes graves, com capacidade para atender em média, 450 pacientes por dia.

A nova unidade vai atender os casos de urgência, ou seja, pacientes com quadros agudos de dor e desconforto, que necessitam de assistência médica imediata. Os demais problemas de saúde não urgentes serão verificados pelos médicos por meio de consultas agendadas, com antecedência, nas unidades básicas de saúde. 

O que é uma UPA

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares em que, em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências.

Deve-se procurar um PA em casos de dores agudas, sangramentos, pequenos acidentes domésticos como cortes e machucadura, febre alta, vômito constante, diarreia, suspeita de intoxicação e acidentes com animais peçonhentos; além de casos de urgência que serão transferidos para hospitais de alta complexidade, caso haja a necessidade.

Como será a UPA 24 horas de Linhares:

* Pavimento Térreo - 1.119,26m²
* Pavimento Superior - 510,99m²
* Castelo D´Água - 45,86m²
* T O T A L - 1.676,11m²

Instalações:
Área de Desembarque de Ambulâncias.
Escada de Acesso ao 2º Pavimento.
Poço para Futura Instalação de Elevador.
02 Halls de Espera.
Recepção.
Sala para Classificação de Riscos.
Sala de Atendimento Social.
Sala de Urgência.
Repouso Adulto Masculino c/ Banheiro e Repouso Adulto Feminino c/ Banheiro.
Repouso Pediátrico c/ Banheiro.
Posto de Enfermagem.
Sala de Suturas/Curativos.
Sala de Gesso/Imobilização de fraturas.
Sala de Inalação coletiva.
Sala de Aplicação de Medicamento e Hidratação.
Sala de Raios-X, com Vestiário, Câmara Escura e arquivo.
Sala para Exame Indiferenciado.
Sala para Coleta de Material.
Posto Policial.
06 Consultórios Médicos.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA