No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência alunos homenageiam cantor Elias Wagner

A ação faz parte de projeto sobre traumas na coluna vertebral desenvolvido pela EMEF "Jerônimo Monteiro".

 No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência alunos homenageiam cantor Elias Wagner
Dentro do cotidiano escolar, o estudo sobre o sistema nervoso despertou na professora Andréia Bissoli, da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF "Jerônimo Monteiro", o desenvolvimento de um projeto que tratasse especificamente sobe a poliomielite. "Estávamos trabalhando sobre o sistema nervoso com os alunos e eles sentiram a necessidade de pesquisar mais sobre a poliomielite, conhecida pela paralisia infantil e traumas na coluna vertebral", explicou a professora, que no decorrer da aplicação do projeto convidou o cantor Elias Wagner para falar aos alunos sobre as dificuldades enfrentadas devido as consequências da doença, que o acometeu, ainda criança.

Na ocasião os alunos ficaram sensibilizados com a história de Elias e em meio ao desenvolvimento do projeto entenderam também, que a falta da vacinação contra a poliomielite pode causar a paralisia parcial ou total da pessoa. A descoberta culminou no entendimento sobre os preconceitos que a pessoa sofre devido às causas não só da doença, como de outros motivos que levam a traumas na coluna vertebral. Nesta quinta-feira (21), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os estudantes fizeram uma homenagem ao cantor. "Os alunos o recepcionaram uma música dele 'Eu sou igualzinho a você', fizeram apresentações de coreografias, leram mensagens e um slide show com fotos do cantor foi preparado. Tudo para mostrar que ele é um exemplo de perseverança e de valores para as nossas crianças", destacou Andréia.

Ainda como parte do projeto os alunos já tiveram palestras do Corpo de Bombeiros e também nesta quinta-feira (21) ouviram a assistente social do hemocentro de Linhares, Gislene Piana Moulin, que falou sobre doação de sangue. "De um simples plano de aula, as ideias foram surgindo e virou um projeto lindo. Todas as ações trabalhadas são planejadas com os alunos dando suas sugestões e opiniões. No decorrer das atividades eles são sempre incentivados à reflexão e acredito que com esse projeto a escola contribuirá para a formação de cidadãos construtores e ativos na sociedade", conclui Andréia.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA