No Dia da Pizza, trazemos curiosidades sobre uma das comidas mais amadas do mundo

Para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e mostrar as curiosidades dessa incrível iguaria, selecionamos 6 fatos sobre a pizza que provavelmente você ainda não conhece

No Dia da Pizza, trazemos curiosidades sobre uma das comidas mais amadas do mundo
Quando estamos saboreando uma receita tão simples e deliciosa como a pizza, dificilmente não imaginamos que ela é a protagonista de tantos fatos singulares e histórias interessantes ao redor do mundo. Para enriquecer ainda mais os seus conhecimentos e mostrar as curiosidades dessa incrível iguaria, selecionamos 6 fatos sobre a pizza que provavelmente você ainda não conhece. Confira, a seguir!

1. 10 de julho de 1985
Essa é a data de início da comemoração do dia da pizza no Brasil. No referido dia, foi realizado um concurso em São Paulo, promovido pelo secretário de turismo da época, Caio Luis de Carvalho, no qual foram eleitas as 10 melhores pizzarias da cidade. A repercussão foi tão positiva que o então secretário instituiu essa a data para comemorar o dia desse delicioso prato.

2. Pizza de churrasqueiro
Você sabia que no Rio Grande do Sul existem pizzarias que trazem, em seus cardápios, opções como pizza de coração de galinha? Será que os nossos amigos lá da Itália iriam aprovar? Isso mostra que, em terra de gaúcho, nem a pizza escapa do bom e velho churrasco sulista!

3. Pizza para o faraó
Não se sabe exatamente de onde surgiu essa maravilhosa ideia de se fazer pizza. Contudo, historiadores afirmam que os egípcios estão entre os primeiros a botarem a mão na massa. É claro que não havia muitos dos ingredientes que temos hoje, mas mesmo sendo feita apenas à base de farinha de trigo e água, já era uma receita conhecida entre esse povo há milhares de anos.

4. A pizza mais cara
Criada pelo famoso pizzaiolo Renato Viola, a pizza chamada de Luigi XII custa a pequena bagatela de 8 mil euros, ou 33 mil reais. Achou caro? Por seu tamanho, ela serve apenas duas pessoas, e sua base é praticamente de frutos do mar, como camarão vermelho, vários tipos de caviar e lagosta, além de uma farinha de trigo especial e outros ingredientes selecionados. Ficou curioso a respeito do sabor? Economize uma graninha para experimentá-la!

5. Patrimônio histórico da culinária
A Itália já é reconhecida por quase todo o mundo como o berço da pizza moderna. Mas os italianos não querem parar por aí. Recentemente, entraram com um pedido à UNESCO para que a pizza napolitana torne-se um patrimônio cultural imaterial de seu país, reconhecendo a arte inigualável de seus pizzaiolos, que ainda são muito famosos e ativos na região de Nápoles.

6. A maior pizza do mundo
Para fazer jus a fama de melhores pizzaiolos, foram também os italianos que entraram para o Guinness Book, o famoso Livro dos Recordes, com a maior pizza já feita no mundo.

Ottavia, nome escolhido em homenagem ao primeiro imperador de Roma, Otávio Augusto, é a pizza em questão e mede nada menos do que 40 metros de diâmetro, tem cerca de 25 toneladas e é cortada em 5 mil pedaços. Haja estômago!

Em meio a tantos fatos sobre a pizza, deu até vontade de comer uma, não é mesmo?





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA