Mundial: cresce número de cirurgias para aumentar o tamanho do pênis

Bilionário israelense morreu durante o procedimento. Especialista acredita que não foi em função da cirurgia e sim dos sedativos e anestésicos

Mundial: cresce número de cirurgias para aumentar o tamanho do pênis
Recentemente, o bilionário israelense Ehud Arye Laniado, de 65 anos, morreu durante uma suposta cirurgia para aumentar o pênis em uma clínica particular em Paris, na França. Segundo os jornais europeus ele teria tido uma parada cardiorrespiratória ao se submeter ao procedimento. Ehud era dono da Omega Diamonds, empresa de comércio de diamantes com sede na Bélgica.

O cirurgião plástico Ariosto Santos explica que ainda não há método seguro e completamente eficaz para aumentar – seja em comprimento ou em circunferência – o tamanho do pênis. "As cirurgias estéticas feitas com esse objetivo pelo mundo hoje têm caráter experimental e não são reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Por isso, são poucos os profissionais que se arriscam a fazer esse tipo de cirurgia. A técnica só é indicada em raros casos de micropênis".

Dados

Mesmo assim, existe procura pelo procedimento. Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética mostram que foram realizadas 45.604 cirurgias de aumento de pênis no mundo entre 2013 e 2017. No Brasil, foram 1.316 procedimentos do tipo no mesmo período.

Técnicas

São duas as possibilidades para aumentar o pênis: alongamento ou preenchimento, também conhecido como bioplastia peniana. Médicos brasileiros garantem, inclusive, que, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 30% na procura pelo procedimento.

A bioplastia consiste na injeção de um material biocompatível, como gordura retirada do próprio paciente (por meio de lipoaspiração) ou ácido hialurônico no tecido sob a pele do órgão. Como resultado, prevê o aumento da circunferência do pênis de um a cinco centímetros acompanhado de possíveis efeitos colaterais como infecção, inchaço, absorção do material injetado, formação de nódulos e deformações.

Procedimento 

No caso da técnica de alongamento, é feito um corte nos ligamentos que prendem a base interna do pênis aos ossos da bacia. Após o corte, essa parte projeta-se para fora, aumentando o tamanho do pênis em cerca de dois centímetros. Os riscos incluem redução da ereção e retração do pênis.

Importante dizer que o aumento do comprimento só aparece quando o pênis está flácido. Ereto, não há diferença. "O pênis sempre ocupou posição de destaque em quase todas as civilizações. O órgão é símbolo de poder e virilidade. Isso explica a procura pela cirurgia”, disse o cirurgião Ariosto Santos.

Morte do Bilionário 

O especialista ressalta ainda que a hipótese maior é de que a morte do bilionário israelense não tenha ocorrido em decorrência desse tipo de cirurgia e sim pela ação de sedativos, vasodilatadores e anestésicos.

Plásticas nos homens

O interesse dos homens por cirurgias íntimas acompanha uma tendência entre o público masculino, que é a maior abertura deles a procedimentos estéticos de forma geral. A ala masculina já representa 14,4% dos pacientes dos cirurgiões plásticos, com o total de 3.183.351 procedimentos realizados no mundo em 2017.

A cirurgia plástica estética das pálpebras é a mais feita pelos homens, segundo levantamento recente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. Em 2017, foram quase 300 mil procedimentos do tipo em todo o mundo. O segundo lugar é ocupado pela ginecomastia (248.272), seguido pela lipoaspiração (237.201).

Ariosto Santos, um dos 1.329 especialistas entrevistados para a pesquisa, explica que a cirurgia de ginecomastia é indicada para reduzir a mama masculina e que o problema acomete com mais frequência adolescentes e jovens. "A sua realização depende de uma boa avaliação pré-operatória e, muitas vezes, é a solução para melhorar a autoestima do paciente”.

*Com informações da RF Assessoria de Comunicação 




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA