Moradores invadem campo abandonado no Planalto e Prefeitura aciona PM; veja vídeo

Os moradores disseram que só saem do Campo do Tomatão quando a Prefeitura garantir um local para que eles possam construir suas casas.

Moradores invadem campo abandonado no Planalto e Prefeitura aciona PM; veja vídeo
Desde a noite deste domingo (31) diversas famílias tomaram conta de uma área pública localizada no bairro Planalto, conhecida como Campo do Tomatão que está abandonada e repleta de mato por todos os lados, segundo os moradores, há mais de 30 anos. Eles começaram a cercar o campo, mas, não puderam continuar. Já na metade da manhã de hoje, uma retroescavadeira e um caminhão basculante da Prefeitura de Linhares chegaram ao local para impedir que a ação dos moradores continuasse. A cerca foi derrubada.
 
A Prefeitura, inclusive, acionou a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal para dar suporte ao trabalho dos funcionários. Um policial militar disse que a PM foi acionada para garantir a manutenção da ordem pública e evitar possíveis confrontos. Mesmo com a presença da PM e da Guarda Municipal os moradores garantem que só irão deixar o local quando representantes da Prefeitura forem ao campo e garantir que eles terão uma área para construir suas casas. 

Os moradores citaram as casas do projeto Minha Casa, Minha Vida, no bairro Santa Cruz e na estrada para o Pontal do Ipiranga, que de acordo com eles estão abandonadas pela Prefeitura enquanto eles têm que viver no improviso.

"Nunca existiu área de lazer aqui”
O maquinista Edimilson Eraldo, de 44 anos, disse que a Prefeitura alega que a área é destinada ao lazer dos moradores. "Mas vocês veem alguma área de lazer aqui?”, pergunta o morador. De acordo com ele o local é cheio de caramujos, cobras e outros animais peçonhentos. "Não limpam e nem existe nenhuma manutenção e nem iluminação existe”, reclamou. Ele também citou a obra abandonada do Centro de Tratamento de Toxicômanos que fica ali perto. "Porque eles concluem aquela obra? Lá tem estupro, assalto, os vagabundos estão todos lá dentro”, disse, indignado.

Outro morador, Luciano Matias, de 38, que está desempregado, disse que ao invés do diálogo a Prefeitura preferiu enviar máquinas. ”Se fosse na época de eleição eles teriam vindo aqui. Mas, não, preferiram enviar máquinas para destruir quase nada do que a gente fez”, disse. Os moradores garantem que se o espaço fosse de lazer eles estariam felizes. Todos eles residem numa outra área que fica atrás do Tomatão.

O que diz a Prefeitura

Um representante da Prefeitura que estava no local acompanhando os trabalhos disse que o local irá abrigar um equipamento público para o lazer dos moradores, mas, devido ao corte de repasses do Governo Federal a obra foi adiada e não existe prazo para que o projeto seja executado. 

Mesmo com a promessa de só deixarem o local com a presença de representantes da Prefeitura a retroescavadeira continuou na execução dos trabalhos. O Site de Linhares entrou em contato com a Prefeitura que se manifestou por meio de Nota. "Uma equipe técnica foi ao local explicar que a ocupação e demarcação do terreno é ilegal porque o espaço está destinado para receber um equipamento público que visa o benefício de toda a coletividade. A cerca instalada no terreno foi retirada", disse.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA