Moradores de Linhares podem fazer sugestões para o Orçamento Participativo até o dia 29 de outubro

Os moradores podem opinar sobre a aplicação de recursos financeiros em seis eixos temáticos: Saúde, Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.

Moradores de Linhares podem fazer sugestões para o Orçamento Participativo até o dia 29 de outubro
Até o próximo dia 29 de outubro (terça-feira), os moradores de Linhares podem fazer sugestões para o Orçamento Participativo 2020, através da plataforma on-line http://orcamento.linhares.es.gov.br. A ferramenta visa fortalecer a parceria entre a Prefeitura de Linhares e o cidadão, com base nos princípios da gestão compartilhada.

No sítio eletrônico, os moradores podem opinar sobre a aplicação de recursos financeiros em seis eixos temáticos: Saúde, Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.
A Prefeitura de Linhares ressalta que a participação popular é fundamental no processo de formulação do Orçamento Participativo 2020, que prioriza o envolvimento direto dos cidadãos na discussão com o Poder Público acerca dos investimentos no Município.

"Ouvir as necessidades e sugestões da população é imprescindível para apresentarmos à sociedade as diretrizes do governo municipal. O Orçamento Participativo é uma das formas mais importantes que a população tem para ser ouvida e assim contribuir na gestão da cidade, que precisa ser constantemente planejada para que continue alcançando patamares altos de desenvolvimento”, aponta o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Bruno Marianelli.

Conforme o secretário, as sugestões de investimentos e serviços em áreas que os moradores julgarem prioritárias serão analisadas por uma equipe técnica e, posteriormente, divulgadas no portal da Prefeitura de Linhares. A base do Orçamento, no entanto, já foi elaborada e os eixos priorizados são Saúde, Educação, Assistência Social e Segurança.

Audiência Pública

No dia 29 de outubro (terça-feira), a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, promove a Audiência Pública do Orçamento Participativo 2020. O encontro será às 18h30, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, e é a segunda etapa do processo de elaboração do OP.

A Audiência Pública, que cumpre o estabelecido no art. 48, § 1º, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), visa mobilizar os moradores de todas as regiões do município de Linhares para participar e discutir o planejamento orçamentário da administração municipal. O encontro terá a participação de autoridades, conselhos, órgãos municipais e sociedade civil organizada.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo é um importante instrumento da democracia representativa, e permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da prefeitura. Além disso, ele estimula o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a corresponsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade. Por isso, a participação popular é fundamental para ajudar o Município a construir o seu planejamento.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA