Moradores de Barra Seca pedem que localidade volte a pertencer a Linhares

Em 2016, uma alteração feita pelo Idaf colocou a comunidade como pertencente a São Mateus. Moradores reclamam que a situação está causando vários problemas.

Moradores de Barra Seca pedem que localidade volte a pertencer a Linhares

Moradores da comunidade de Barra Seca, localizada no Norte do Espírito Santo, organizaram um abaixo-assinado para que a localidade volte a pertencer ao município de Linhares. Há dois anos, após uma mudança na divisão geográfica, a região passou a pertencer a São Mateus. 

A divisão geográfica do Espírito Santo é uma responsabilidade do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Em 2016, durante uma revisão, o órgão entendeu que Barra Seca fazia parte de São Mateus, e não de Linhares. 

"Isso decorre de novos elementos geográficos que surgem. Tivemos o aperfeiçoamento das imagens, do mapeamento, novas tecnologias. O Idaf fez uma revisão total de todas as linhas e limites do estado”, disse o geógrafo Vailson Schneider. 

Os moradores dizem que nunca foram informados oficialmente sobre a mudança e que souberam disso por acaso. "Representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Linhares, ao olharem o mapa geográfico do Espírito Santo, tiveram uma surpresa ao verem que Barra Seca não estava mais no município de Linhares. Aí que tomamos ciência deste ato, que repudiamos na sua totalidade”, disse o representante da Associação de Moradores, Flávio Messias. 

Eles contam que a mudança começou a gerar impactos negativos para a população local. No último mês, os moradores precisaram do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) para resolver problema de esgoto, mas a prefeitura de Linhares respondeu que não podia mais atender aquela demanda. 

"Mesma coisa com a iluminação pública. Eu acionei, pedi para vir, até que vieram. Quando começaram colocar lâmpada, mandaram parar o serviço porque pertencia a São Mateus”, disse uma moradora. 

"Tudo que a gente faz é em Linhares. Escola, documentação, tudo que temos que resolver é Linhares. Estamos adaptados”, reclamou a dona de casa Rosângela Martins. 

Em nota, o Idaf informou que moradores podem recorrer dessa decisão.

 

A prefeitura de Linhares disse que manteve serviços básicos, como água, limpeza de fossa e recolhimento de lixo para que moradores não fossem impactos de maneira brusca. Mas, com a nova lei, não pode fazer nenhuma obra ou serviço local, pois poderá responder por improbidade administrativa. 

 

Fonte: G1/ES





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA