Moradores bloqueiam a BR 101, em Jacupemba, e pedem fim do pedágio. Eco se manifesta

O trânsito segue em meia pista e só será liberado, de acordo com os protestantes, após reunião com representantes da Eco 101.

Moradores bloqueiam a BR 101, em Jacupemba, e pedem fim do pedágio. Eco se manifesta
O trânsito na BR 101, no distrito de Jacupemba, nas proximidades das cabines de pedágio está interrompido e segue no sistema de Pare e Siga. Um protesto de moradores do distrito bloqueou a rodovia por volta das 5 horas da manhã desta sexta-feira (23). Eles colocoaram fogo em pneus. Nos dois sentidos, o trânsito flui 15 minutos no sentido São Mateus, e 15 minutos no sentido Vitória.

De acordo com o tesoureiro da Associação de Moradores de Jacupemba, de pré-nome Rogério, os moradores só irão liberar o trecho após uma reunião com os representantes da Eco 101, a concessionária responsável pela administração da BR 101.

De acordo com ele, a revindicação é que o pedágio para os moradores do distrito seja liberado. Atualmente, 150 moradores possuem o direito de ir e vir sem pagar o valor de R$ 3,60 para automóveis, mas eles querem que o benefício se estenda para todos os habitantes da localidade. Há alguns dias, de acordo com ele, ocorreu uma reunião com dois representantes da Eco, de pré-nome Carlitos e Caio, mas, que até o momento nenhum retorno sobre o assunto foi dado.

"Nós só iremos deixar a rodovia assim que os representantes vierem aqui e garantirem que todos os moradores terão a isenção do valor cobrado pelo pedágio”, garantiu. Há congestionamento no trecho e o trânsito segue lento nos dois sentidos.
 
Eco se manifesta
 
A Eco101, empresa que administra a BR-101/ES/BA, se manifestou por meio de Nota e informou que o contrato de concessão não prevê isenção para os moradores do entorno das praças de pedágio. Contudo, por entender a necessidade de algumas comunidades criou uma comissão para atender a estes casos, que são analisados individualmente.
 
Em Jacupemba, no município de Aracruz, mais de 150 veículos possuem o benefício de passagem diferenciada. A concessionária mantém diálogo aberto com a sociedade, buscando sempre o bom relacionamento entre as necessidades da comunidade e dos usuários da BR-101.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA