Morador flagra seringas e frascos de insulina jogados em terreno baldio no bairro Planalto

A secretaria de Saúde de Linhares informou que uma equipe foi ao local e recolheu, de forma adequada, todo o material encontrado.

Morador flagra seringas e frascos de insulina jogados em terreno baldio no bairro Planalto
Um morador do bairro Planalto flagrou um descarte indevido de materiais hospitalares como várias seringas e ampolas de insulina vazias que estavam jogadas num terreno baldio no bairro. As imagens feitas pelo morador, que preferiu não ser identificado, mostram que as embalagens do medicamento apresentam o selo do Ministério da Saúde e podem ter sido usadas, já que estavam vazias. Não se sabe quem descartou os materiais.

A secretaria de Saúde de Linhares informou que uma equipe foi ao local na manhã desta quinta-feira (29) e constatou que se tratam de embalagens de insulina que foram usadas e descartadas de forma indevida por algum paciente. Esses materiais são distribuídos a pacientes com diabetes e todos são orientados a devolver as embalagens usadas na Farmácia Básica, no bairro Araçá, para incineração.

Normalmente, cada paciente consegue 120 seringas, já que a aplicação do medicamento pode ser necessária várias vezes ao dia, o que explica a quantidade de embalagens descartada de forma indevida. A secretaria informou ainda que uma equipe preparada já recolheu o material que estava jogado de forma indevida no terreno.

Riscos

Por esses materiais serem altamente contaminantes, quem trabalha com segurança hospitalar recomenda que as pessoas fiquem o mais longe possível caso flagrem situações como essa. "Como é uma fonte desconhecida, não sabe quem é o paciente fonte daquele material perfurocortante, então vai trazer algum tipo de transtorno para a vida da pessoa. Ela vai ter que fazer um tratamento após essa exposição", informou a técnica em segurança do trabalho Monielly Dantas.

Fonte: Gazeta Online





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA