Ministério da Saúde suspende repasse da vacina pentavalente no Brasil e afeta de Linhares

As Unidades de Saúde de Linhares recebem cerca de 800 doses por mês e estão com o estoque zerado desde o início do mês de março.

Ministério da Saúde suspende repasse da vacina pentavalente no Brasil e afeta de Linhares
A vacina pentavalente - que imuniza contra tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e Haemophilus Influenzae tipo B - está em falta em 30 unidades de saúde de Linhares. A proteção é necessária para bebês, que tomam três doses da vacina, aos 2, 4 e 6 meses de idade. O motivo é que no mês de fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde suspendeu o repasse de doses de vacina pentavalente para todo Brasil e afetou o Município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os estoques nas Unidades de Saúde terminaram no início do mês de março. Mensalmente, cerca de 800 doses são distribuídas para população. 

De acordo com Ana Alves de Oliveira, Coordenadora Municipal de Imunização, o Governo Federal informou que a suspensão se deu por trâmites burocráticos e a falta da vacina não é um fato isolado no Espírito Santo. Há cerca de 5 milhões de doses no país aguardando a baixa do Termo de Guarda que é concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. "A vacina é importada e a ANVISA analisa todo material recebido antas de distribuí-lo pelo país, nesse caso, enquanto o Ministério da Saúde não tiver a certificação da eficácia do produto, ele não distribui”, informou a Coordenadora.
 
Ela destacou ainda que não há motivo de preocupação pela população, uma vez que os estoques foram zerados no início do mês de março e a imunização da pentavalente é fracionada. Portanto, em pequeno espaço de tempo de atraso, não existe comprometimento da saúde das crianças. "A dose é aplicada em crianças de dois, quatro e seis meses de idade, nesse caso, esse atraso no recebimento não compromete a população porque durante o mês de fevereiro ela foi distribuída normalmente”, frisou. O repasse das vacinas em todo país segue o fluxo de solicitação onde o Governo do Estado é o solicitante ao Ministério da Saúde e repassa para os Municípios. 

Em Linhares, a vacinação é regularizada em 30 Unidades de Saúde que possuem sala de vacina. Em esquema de substituição, a vacina tetra viral, desde a rotina do mês de janeiro deste ano, tem sido substituída, não só no Município, como em todo país, pelo esquema tríplice viral + varicela. Já a vacina tríplice viral teve seu último quantitativo entregue pelo laboratório em fevereiro e já foi autorizada a distribuição a todos os estados tanto o quantitativo complementar à rotina de fevereiro/2018 que estava pendente, quanto quantitativo referente à rotina do mês de março/2018. A tríplice viral chegará às Salas de Vacina ainda na segunda quinzena de março/2018.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA