Mais de 25 mil pessoas imunizadas contra gripe: campanha continua até dia 30

O número de imunizados até o momento representa 69,04% da meta, que é vacinar 36 mil pessoas do grupo prioritário

Mais de 25 mil pessoas imunizadas contra gripe: campanha continua até dia 30
Linhares já vacinou 25.626 pessoas do grupo prioritário contra Influenza (gripe), de acordo com dados da secretaria municipal de Saúde. Até o fim da campanha, dia 31 de maio, a meta é imunizar pelo menos 90% das 40 mil pessoas que integram o grupo prioritário, o que corresponde a 36 mil pessoas. O número de imunizados até o momento representa 69,04% da meta.

O grupo prioritário é composto por trabalhadores de saúde; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos ou 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); idosos com 60 anos ou mais de idade; professores; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; e profissionais militares e civis da ativa.

"É fundamental que as pessoas procurem a unidade mais próxima de casa durante a semana e não deixem para se vacinar em última hora. As gestantes e as puérperas são os grupos prioritários que mais apresentam baixa na vacinação. É preciso que todos do público alvo se imunizem. A gripe é uma doença muito séria e seu agravamento pode levar à morte", frisou a diretora de Vigilância Epidemiológica,da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

Sintomas H1N1

-Febre acima dos 39º
-Dor de cabeça intensa
-Calafrios
-Cansaço
-Tosse seca
-Dores musculares e nos olhos
-Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

O secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meireles, orienta que os pacientes com queixas clínicas básicas procurem, prioritariamente, as unidades de saúde (US) do município para o primeiro atendimento. "Todas as nossas unidades de saúde estão equipadas para atendimentos dos casos suspeitos de dengue, Zika e H1N1, não sendo necessário que o paciente se desloque primeiro para o Pronto-Atendimento do Hospital Geral de Linhares", disse.

Prevenção

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano:

-Lavar sempre as mãos
-Evitar levar as mãos ao rosto e à boca
-Evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias
-Cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar
-Usar lenço descartável
-Utilizar álcool gel nas mãos.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA