Mais de 1,8 mil alunos de 52 escolas municipais de ensino fundamental recebem kit de livros

Os kits fazem parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes); eles froam distribuídos a todas as escolas que ofertam o 1º. ano do ensino fundamental.

 Mais de 1,8 mil alunos de 52 escolas municipais de ensino fundamental recebem kit de livros
A Mélany Acácio Quirino, tem 6 anos, e sonha em ser médica. O primeiro passo para conquistar, lá no futuro, o seu espaço na Medicina ela começa agora, desde cedo. E um dos instrumentos que a Mélany utiliza para enriquecer os seus conhecimentos de forma lúdica e divertida são os livros que ela no início deste mês de março. Como ela, mais de 1,8 mil alunos da rede municipal de ensino também foram contemplados com a ação da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), numa parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Sedu), por meio da Superintendência Regional de Educação.

O kit de livros já foi distribuído nas 52 escolas municipais que ofertam o 1º ano do ensino fundamental. A entrega simbólica aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), na Escola Municipal Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte. O kit composto de cinco livros já foram distribuídos para todos os alunos, numa ação que faz parte do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

Os cinco livros que integram o kit são: um de leitura, um de jogos e três de atividades. A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, falou da expectativa com os resultados e da qualidade do Programa. "O Paes vai atuar justamente no ponto mais importante da formação do aluno, a base, o inicio de toda a sua vida escolar, por isso estou muito otimista e certamente os resultados de desempenho serão satisfatórios", disse Maria Olimpia.

A secretária destaca que o  professor do 1º ano também receberá um kit com 18 modelos de cartazes, um caderno de Registros para acompanhamento dos avanços da aprendizagem dos alunos e um caderno de orientações - "Proposta Didática para Alfabetização Letrando". Também receberá capacitação para elaborar planos de aula que atendam à plena utilização desse material didático.

A superintendente regional de Educação, Maria da Penha Valani, ressaltou que o Pacto é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem das crianças desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental. "São livros muito coloridos, com jogos, textos para leitura e atividades, e a gente espera que alunos e professores aproveitem bem esse material", pontuou.

Nilza Gonçalves Baldi, é professora de uma das turmas no Jerônimo Monteiro e avaliou o  kit. "Esse material é muito importante, pois vai nos dar um grande apoio, pois ele está resgatando o método fônico, um método  que permite que a criança possa ler e escrever com mais facilidade. Eu espero que dê  bons resultados porque as crianças estão amando", avalia otimista a professora.

A diretora pedagógica da Seme, Marta Taquetti, também destacou a importância do Paes que, segundo ela, tem um olhar especial para o 1º ano do ensino fundamental, onde o objetivo é de que todos aprendam a ler e escrever com mais facilidade e eficiência. "E esses livros serão usados o ano inteiro pelos alunos", disse se dirigindo a toda a equipe da instituição de ensino.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA