Mãe e filho são presos em operação contra diplomas falsos em Linhares

Os mandados foram expedidos contra uma mãe e seu filho, que comandavam o Saber Mais Instituto Educacional

Mãe e filho são presos em operação contra diplomas falsos em Linhares
Mais duas pessoas foram presas na operação do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), que investiga o fornecimento de diplomas falsos de ensino superior, sem a necessidade de efetivo comparecimento dos alunos às atividades. Ontem (10), os agentes cumpriram mandados de prisão expedidos contra Stela da Silva de Paula e Henrique Silva de Paula, mãe e filho, que comandavam o Saber Mais Instituto Educacional, que também foi alvo de busca e apreensão. 

A operação, batizada de Viúva Negra”, foi realizada em Linhares, e é um desdobramento da "Operação Mestre Oculto”. Os dois mandados de prisão são temporários (prazo de cinco dias). 

Investigações 

De acordo com o promotor Adriani Ozório, uma das alunas, desconfiada com o andamento de dois cursos que fazia no Saber Mais Instituto Educacional, denunciou os envolvidos ao Ministério Público Estadual. Ela havia se inscrito na instituição, no início deste ano, para fazer um curso de pós-graduação, que teria de 500 a 600 horas, e outro de extensão, com previsão de 300 horas. 

A estudante teria pagado R$ 2 mil pelos cursos. Contudo, participou apenas de seis encontros de quatro horas cada, totalizando 24 horas de aulas, ou seja, os cursos não cumpriam a carga horária exigida. Ao acompanhar a repercussão da Operação Mestre Oculto na mí dia, a aluna desconfiou, não pegou seus diplomas e procurou o MPES, que deu início à nova investigação. 

"Fomos apurar a denúncia e encontramos mais um instituto que insiste em simular aulas para expedir os diplomas fraudulentos. Cumprimos os dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão nas unidades do instituto em Linhares. Foram apreendidos 10 malotes de documentos que provam nossas investigações. Três pessoas prestaram depoimentos, mas uma delas que também faz parte da família foi liberada”, informou Ozório. 

De acordo com o promotor e coordenador do Gaeco Norte, Claudeval França Quintiliano, pelo menos 600 diplomas fraudulentos foram expedidos pelas instituições investigadas nas quatro fases da operação. Até o momento, estão envolvidas instituições de ensino de Linhares, Rio Bananal, São Mateus e Colatina. "Ao longo das investigações, descobrimos que existem ramificações em outros municípios. Estamos apurando se existe um comando em todo o esquema”, disse o promotor.

Operação Viúva Negra 

A operação recebeu o nome de "Viúva Negra” porque uma das pessoas envolvidas, Stela da Silva de Paula, chegou a trabalhar, em 2016, em um dos institutos que oferecia cursos de graduação e pós-graduação de forma fraudulenta, o École. Depois, criou o próprio instituto, o Saber Mais Instituto Educacional. Mesmo com a Operação Mestre Oculto desarticulando a fraude, a denunciada não paralisou as atividades e tentou dominar o espaço.
 
"A aranha viúva negra mata o companheiro para ocupar seu espaço. No caso da associação de ensino, mesmo com as investigações em curso, a denunciada havia trabalhado no École e depois abriu o próprio instituto, dominando o espaço deixado pelo outro que foi fechado e oferecia o mesmo tipo de serviço fraudulento”, explicou Ozório.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa do TJ-ES.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA