Luto: Linhares perde Mário Calmon, aos 83 anos

O velório acontece na Capelinha da Igreja Velha, na Rua da Conceição; sepultamento será às16 horas, no cemitério do Centro.

Luto: Linhares perde Mário Calmon, aos 83 anos

Linhares perde um pouco da sua história viva. Faleceu em casa na madrugada deste sábado (03) aos 83 anos, Mário Calmon, filho do ex-prefeito da cidade, Joaquim Calmon com Holinda Carvalho Calmon. Mário Calmon já foi secretário de Obras da Prefeitura de Linhares.

Ele morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória e deixa a esposa, Edna Carvalho Calmon, cinco filhos, 10 netos e dois bisnetos.  O velório acontece na Capelinha da Igreja Velha, na Rua da Conceição, e o sepultamento será ás 16 horas no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no centro de Linhares.

Família Calmon iniciou o desenvolvimento de Linhares

Joaquim Calmon, pai de Mário Calmon, foi o segundo prefeito eleito de Linhares. Seu Quincas, como era carinhosamente chamado pela população, governou de 1951 a 1954. Nascido em Linhares, no ano de 1895, filho de Joaquim Francisco da Silva Calmon e Philomena do Nascimento Calmon, casou-se com Holinda Carvalho Calmon.

Não havia vice-prefeito. Tomaram posse em janeiro de 1951, juntamente com Joaquim Calmon, os vereadores eleitos: Jair Pinheiro Machado (presidente nos dois anos iniciais), Gerles Gama (presidente, depois de Jair), Antonio Soares, José Biancardi, Moacyr Calmon Costa, João Favalessa, Luís de Azevedo Lima, Benício Ceolin, Sebastião Justino Furtado.

Dentre as principais realizações de sua administração, destaca a criação de 10 escolas municipais, nos lugares onde existisse no mínimo 25 crianças em idade escolar, criação de 20 cargos de professores municipais, aprovação de verba para abertura de uma praça na cabeça da ponte, lado norte, construção de um campo de aviação (no bairro chamado Três Barras) e autorização ao DER para iniciar obras na praça e no campo de aviação.

Na administração de Joaquim Calmon ainda foram executadas obras para abastecimento de água e construção ¬de esgotos na cidade, doação de lotes para construção do futuro prédio do departa¬mento de Correios e Telégrafos, concessão de abono natalino aos funcionários municipais, aquisição de um serviço de auto-falante e desapropriação de dos lotes 1, 2, 3, da rua Rufino de Carvalho ¬para que fosse construída futuramente a Casa do Lavrador.

Foi também no seu governo que foi inaugurada a ponte "Presidente Getúlio Dornelles Vargas" e a praça "Régis Bittencourt", sendo a primeira, uma das alavancas do progresso de Linhares, juntamente com o cacau e a abertura da BR-101. O prefeito Joaquim Calmon instituiu a data de 22 de Agosto, como o Dia de Linhares, sendo considerado feriado municipal, e determinando comemorações de caráter cívico em todo o município.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA