Livro vira lição de reciclagem e meio ambiente para crianças de creche do Interlagos

Elas participaram do projeto "Cuidar para não faltar" por meio do livro Catarina Cata-Treco, da autora Loressa Campostrini, que esteve na escola.

Livro vira lição de reciclagem e meio ambiente para crianças de creche do Interlagos
As crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Chapeuzinho Vermelho, no bairro Interlagos, aprenderam lições que irão levar para a vida. Elas participaram do projeto "Cuidar para não faltar” que mostrou e ensinou para os pequenos que é possível preservar o meio ambiente com ações bem simples, como a reciclagem. Todo projeto foi baseado na história de Catarina Cata-Treco, uma menina que recolhia o lixo da sua cidade para transformá-lo em arte. O livro foi escrito por Loressa Campostrini, que fez questão de visitar as crianças no encerramento do projeto.

As crianças da creche também colocaram a mão na massa. Na sala de aula e fora dela. Tudo com o olhar atencioso das professoras de múltiplas experiências. Elas fizeram pequenos objetos com o lixo recolhido no pátio da escola após o recreio. "As crianças aprenderam de uma forma lúdica a reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo, além de pequenas atitudes como apagar as lâmpadas quando não há necessidade de tê-las acesas e também a economizar água. São ações que podem ser levadas pra casa para incentivar que a família também faça", explica a pedagoga da unidade, Maria Alice.

Todas as obras de arte feitas pelos alunos fizeram parte de uma exposição. E eles ganharam de presente a presença da autora do livro, Loressa Campostrini, para contar a história de Catarina Cata-Treco para as crianças e autografar os livros. Ela, que também é professora, disse que é um orgulho ver a história sendo usada como exemplo para as crianças. 

"Desde pequena tenho em mente que precisamos cuidar do meio ambiente e isso me ajudou a escrever o livro. Me dá muito orgulho ver minha história sendo contada e usada como exemplo", disse, emocionada. As fotos foram cedidas pela Prefeitura de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA