Linhares vai ganhar nova feira livre no Três Barras e a do Araçá mudará para local maior

O espaço no bairro Três Barras tem prazo de até 30 dias para ficar pronto e no Araçá, aproximadamente 60 dias.

 Linhares vai ganhar nova feira livre no Três Barras e a do Araçá mudará para local maior
A Prefeitura de Linhares tem uma boa notícia para quem gosta de comprar produtos fresquinhos direto do produtor. Em breve o Município vai ganhar uma nova feira livre. Ela será instalada no bairro Três Barras e vai atender os moradores dos bairros vizinhos como Conceição, Conjunto Juparanã, Colina e Fonte Grande. O espaço é estruturado na Rua José Cândido Durão, em frente a Igreja Nova Aliança, onde serão demarcados espaços apropriados para os feirantes do município, também como a instalação de banheiros no dia de funcionamento e limpeza após a realização da feira. O novo espaço  entrará em funcionamento no prazo de 30 dias.
 
A Prefeitura também iniciou nesta quinta-feira (19) a readequação do espaço onde serão lotados os comerciantes da tradicional feira livre do bairro Araçá. A mudança atende a uma demanda dos moradores da região. O novo local fica na Avenida Guaçuí, ao lado da Unidade de Saúde da Família do bairro. Será pavimentada e murada uma área de 1.200 metros quadrados, com espaço acessível para cadeirantes, serão instalados banheiros químicos, cada feirante terá o seu espaço demarcado e o poder público será responsável pela limpeza do local, após cada dia de atividade da feira. A previsão é de que tudo esteja pronto em até 60 dias.
 
As ações faz parte do Programa de Modernização das Feiras Livres de Linhares, uma iniciativa que envolve as secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Segurança Pública e Defesa Social e Obras, com apoio do Sebrae/ES, Sindicato Rural de Linhares, Idaf, Incaper e associações que representam os feirantes do município. A instalação do programa está em andamento desde o início da gestão e faz parte do Plano Agro desenvolvido pela secretaria de Agricultura, com objetivo de criar espaço apropriado para os comerciantes e consumidores das tradicionais feiras da cidade.
 
"O Plano Agro é uma etapa importante do trabalho da atual gestão, em primeiro lugar, porque tem entre suas prioridades o fortalecimento da agricultura, um componente vital da economia e, como conseqüência, a geração de emprego e renda", afirma o secretário de Agricultura Franco Fiorot. O secretário destaca ainda que o Programa de Modernização das Feiras foi desenvolvido para aproximar o poder público dos trabalhadores que atuam neste importante mercado comercial do município e visa também, contemplar as principais demandas dos agricultores, produtores e feirantes da cidade.
 
Atualmente o município conta com 140 feirantes em atuação na tradicional Feira do BNH, bairro Novo Horizonte e possui outros interessados em lista de espera, que serão lotados nestes dois novos espaços. Além da estrutura física, a Prefeitura de Linhares atua também, na capacitação dos feirantes, com palestras sobre atendimento ao cliente, com especialistas do Sebrae-ES, higiene, manipulação e conservação de alimentos, por meio da Vigilância Sanitária e demais reuniões e encontros, onde todos as diretrizes traçadas para a implantação do programa foram debatidas e discutidas com os feirantes do município.
 
Cadastro e regulamentação
O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Linhaes, funcionários das secretarias de Saúde, Agricultura e Segurança Pública, atuam constantemente na orientação de comerciantes que atuam na ilegalidade pelas ruas de Linhares, notificando e informando sobre as medidas de regularização como Microempreendedor Individual (MEI). Este trabalho resultou em 234 cadastros, em atuação e na lista de espera, junto ao Município. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3371-2120.
 
Funcionamento
Os feirantes comercializam produtos oriundos do interior do município, em sua grande maioria, oriundos da agricultura familiar, além de produtos de origem animal, produzidos em conformidade com as legislações vigentes. Atualmente a feira livre do Araçá funciona aos sábados e continuará após a mudança de local; a do BNH funciona às sextas-feiras, mas estuda funcionar nas quintas também. Já a do bairro Três Barras funcionará as terças e quartas-feiras. Há ainda, a feira do Interlagos, muito tradicional no Município, porém, sua gestão é totalmente independente e funciona em conformidade com a Associação de Moradores do bairro.






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA