Linhares vai diminuir foco de luz nas praias de Pontal, Regência e Povoação para proteger tartarugas

Fotopoluição desorienta os animais e prejudica a desova nas areias

Linhares vai diminuir foco de luz nas praias de Pontal, Regência e Povoação para proteger tartarugas
A Prefeitura de Linhares resolveu diminuir os focos de luz artificial em Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga,  praias onde ocorrem as desovas de tartaruga. A medida foi adotada porque esses animais, segundo os especialistas, ficam desorientados com a luz proveniente das vias públicas, do comércio e das residências. Em 20 dias, começa a eclosão dos ovos.

Segundo o  projeto Tamar-ICMBio, a chamada fotopoluição desorienta os filhotes de tartaruga na sua busca pelo mar e afugenta as fêmeas prestes a desovar. Os animais, muitas vezes, são guiados pelos focos de luz para fora da sua rota natural, tornando-se presas fáceis para os predadores.

O litoral de Linhares é uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas do Atlântico Sul. Das sete espécies de tartarugas que ocorrem no mundo, todas ameaçadas de extinção, a espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) desova nessa região.

O período de desova e nascimento das tartarugas marinhas acontece nos meses mais quentes do ano, de setembro a março. A decisão pela diminuição do foco de luzes nas praias foi tomada hoje (11) de manhã, no balneário de Regência, durante uma reunião com representantes da Prefeitura de Linhares, Fundação Pró-Tamar e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) .





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA