Linhares terá trecho ferroviário que conecta a Estrada de Ferro Vitória-Minas a Manabi, no litoral

A ferrovia vai atender a possíveis demandas de importação e exportação da Manabi

Linhares terá trecho ferroviário que conecta a Estrada de Ferro Vitória-Minas a Manabi, no litoral
A Manabi, empresa brasileira de mineração e logística, comunicou aos seus acionistas e ao mercado que celebrou um Acordo de Investimentos e um Contrato de Transporte com a Vale. O acordo estabelece a implementação do novo trecho ferroviário de aproximadamente 80km, conectando a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) à área do Porto Norte Capixaba da Manabi na costa de Linhares, Espírito Santo, entre outros investimentos, que possibilitam a empresa a atender possíveis demandas de importação e exportação.

"Conectar a ferrovia ao Porto Norte Capixaba abre uma nova avenida relevante para o transporte de graneis na região, aprimorando a infraestrutura do País”, declarou o diretor Presidente da companhia, Ricardo Antunes. Tanto o acordo como o contrato estabelecem mais uma alternativa para a movimentação de cargas no Porto Norte Capixaba, que também continua contando com a implantação do mineroduto Morro do Pilar/MG – Linhares/ES, para escoamento da produção de minério de ferro da Manabi.

Sobre a Manabi

A Manabi desenvolve um dos maiores projetos de mineração e logística do Brasil, com a sustentabilidade integrada a sua estratégia de negócios. Seus direitos minerários estão localizados na região do Quadrilátero Ferrífero, no centro do Estado de Minas Gerais, com aproximadamente 3,5 bilhões de toneladas de recursos potenciais. Morro do Pilar é o município onde a empresa montará sua unidade industrial incluindo beneficiamento do minério, com capacidade operacional para um mínimo de 20 anos.

As reservas dessa região são de classe mundial, com capacidade para produzir até 25 milhões de toneladas por ano de minério de ferro (68,0% a 68,5% de teor de ferro) com nível baixo de impurezas. Para escoamento de sua produção, a Manabi também está investindo na instalação de um mineroduto e na construção de um terminal portuário em Linhares, na costa do Estado do Espírito Santo.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA