Linhares terá caminhada de prevenção ao suicídio no próximo sábado (14)

A caminhada que faz parte da programação do “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio, terá início às 9 horas com saída da Praça 22 de Agosto, e vai percorrer as principais ruas e avenidas do centro da cidade, com chegada na sede da Prefeitura de Linhares.

Linhares terá caminhada de prevenção ao suicídio no próximo sábado (14)
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a realidade do suicídio, e também das doenças mentais, o Centro de Valorização da Vida (CVV), com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da Rede de Atenção Psicossocial – Raps, da secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 14 de setembro, a Caminhada pela Valorização da Vida com o tema: "Suicídio: é possível prevenir. Saber ouvir pode salvar vidas”.

A caminhada que faz parte da programação do "Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção do suicídio, terá início às 9 horas com saída da Praça 22 de Agosto, e vai percorrer as principais ruas e avenidas do centro da cidade, com chegada na sede da Prefeitura de Linhares. A caminhada contará com a participação da Banda de Congo de Povoação e estudantes de psicologia da Faculdade Pitágoras.

De acordo com Arleni Travezani, coordenadora do CVV Linhares, o objetivo da caminhada é trazer a sociedade a uma reflexão sobre o a vida. "O suicídio pode ser prevenido com informação. Saber que frases como ‘vou desaparecer’, ‘vou deixar vocês em paz’, ‘eu queria dormir e nunca mais acordar’ podem expressar ideias ou intenções suicidas. Um sinal de alerta que precisa ser compreendido como comunicação e que não deve ser ignorado”, ressaltou.  

O prefeito de Linhares Guerino Zanon destacou que um dos objetivos da caminhada é sensibilizar a comunidade quanto aos cuidados que deve prover para quem dá indícios de que pretende cometer suicídio. "O propósito da caminhada e da campanha Setembro Amarelo é trazer como nós podemos ajudar quem está precisando. Que todos nós possamos perceber naqueles que estão próximos de nós, os familiares, amigos, colegas de trabalho, se estão construindo a ideia de destruir-se. Não é para se preocupar, mas precisamos ficar atentos”, frisou.

"Vamos pra rua nesta caminhada junto com nossos pacientes e colaboradores da saúde e assistência social de Linhares com o intuito de conscientizar sobre a importância de falar sobre o assunto e conhecer as medidas preventivas e de tratamento. Existem ainda grandes dificuldades na identificação de sinais e busca de tratamento muitas vezes pelo preconceito de tratar sobre o tema”, destacou a enfermeira referência técnica da RAPS, Monique Freire Vendramine.

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, atrás apenas de acidentes de trânsito. E a cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo que 79% dos casos se concentram em países de baixa e média renda.

 Esses e outros dados fazem parte de um novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta segunda-feira, 9, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro).

Serviço

O CVV — Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, com atendimento 24 horas. O telefone para contato é o 188. A ligação é gratuita podendo ser realizada de celular, telefones fixos e orelhão.

O CVV foi fundado em São Paulo em 1962 e já são 115 postos no país, atualmente com 3.000 voluntários.  Em 2018, o centro atendeu 3 milhões de ligações. A ligação para 188 e sem custo podendo ser realizada de celular, telefones fixos e orelhão.

Abrigos de ônibus

Recentemente a Prefeitura iniciou a instalação de 200 novos abrigos de ônibus com mensagens de cidadania. Uma delas é sobre a prevenção do suicídio. Os equipamentos estão instalados próximos às unidades de ensino atendendo a uma orientação do CVV de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA