Linhares recebe 1º. Mamaço para incentivar aleitamento materno

O evento será neste sábado (28) às 8 horas na Praça 22 de Agosto.

Linhares recebe 1º. Mamaço para incentivar aleitamento materno
Com objetivo de fortalecer os laços, oferecendo apoio e sensibilizando as mães nas questões de aleitamento, minimizando o desmame precoce dos bebês, acontece em Linhares neste sábado (28), o primeiro Mamaço. O evento será na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro de Linhares, a partir das 8 horas. O evento é realizado pelo Núcleo Ela.

Segundo a médica ginecologista e obstetra, Maria Madalena Chaves Duarte Peres, a ideia do evento é a de criar uma rede de apoio à amamentação e mostrar para a população, principalmente às mulheres e seus familiares, que amamentar pode não ser fácil, mas, é muito gratificante e possível, e traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê. 

De acordo com a médica, o evento tem três vertentes. A primeira visa apoiar e incentivar a lactante e a gestante sobre a importância do aleitamento materno. A segunda é fazer com que as pessoas que são próximas a essa mãe tenham a consciência dessa necessidade. E a terceira vertente é a questão de quebrar o preconceito da mãe não poder amamentar em público.

Maria Madalena revelou que muitas mulheres desistem de amamentar seus filhos apenas por falta de apoio e que como médica, sempre orienta e estimula a amamentação com as gestantes que atende. "Temos que orientá-las a buscar informações, lerem bastante, trocar experiências com quem amamenta e estimular o aleitamento na primeira hora de vida do bebê pra fortalecer o vínculo mãe-bebê”, explicou.

Em Linhares não existe Banco de Leite. Já existiu um posto de coleta no Hospital Rio Doce, mas, foi desativado. Hoje, a enfermeira Nathália Modenesi presta assessoria em amamentação. 

Benefícios do aleitamento materno

Um dos principais benefícios é prevenir a mortalidade neonatal. O aleitamento materno logo após o parto também está associado à maior duração da amamentação e maior duração do aleitamento exclusivo. Em longo prazo, é possível observar melhor desenvolvimento motor e diminuição do risco de algumas doenças como obesidade, diabetes 1 e 2, leucemia, otite média aguda, dermatite e síndrome de morte súbita infantil.

Para a mãe, a prática da amamentação logo após o parto estimula a liberação de um hormônio, chamado ocitocina e conhecido como hormônio do amor, que auxilia na contração uterina e a volta do útero para o tamanho normal, e consequente perda mais rápida de peso após a gravidez, além de ter um efeito protetor nos transtornos mentais pós parto. Com o tempo, a mãe também diminui o risco de diabetes tipo 2 e câncer de ovário e mama.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA