Linhares reativa Comissão Municipal do Trabalho para ampliar projetos voltados aos trabalhadores

O objetivo da CMT é criar e preparar projetos na aérea de qualificação profissional e beneficiar tanto os trabalhadores quanto os empregadores.

Linhares reativa Comissão Municipal do Trabalho para ampliar projetos voltados aos trabalhadores
Para debater ações e projetos de capacitação e qualificação de mão de obra, a Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano e do Sine, reativou a Comissão Municipal do Trabalho (CMT). Ela é formada por órgãos municipais que oferecem qualificação profissional à população e que atuam na captação de vagas e no encaminhamento para o mercado de trabalho. A CMT é composta por representantes do governo, empregadores e trabalhadores. Integra a comissão o Grupo de Apoio Permanente (GAP), que hoje é composto por representantes do Sistema S (Senai, Senac, Sebrae, Senar).

Um dos focos do trabalho da comissão é a ferramenta de controle de vagas que vai identificar as demandas do mercado de trabalho, por setor e função que mais estão contratando no momento. "Estamos buscando a integração entre secretaria de Desenvolvimento e o Sine para que juntos possamos elaborar ações voltadas para a geração de empregos, para a qualificação profissional e para que os linharenses ocupem essas novas vagas no mercado de trabalho”, frisa o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

As reuniões da Comissão Municipal do Trabalho (CMT) acontecem mensalmente. "Os municípios que têm agências estaduais do Sine precisam estar com a comissão em funcionamento, pois é uma exigência do Governo do Estado do Espírito Santo. O objetivo da comissão é preparar projetos para aplicação dos recursos previstos tanto para o Município quanto para o Estado”, explicou Cláudia Fischer, Gestora Local do Trabalho pelo Governo do Estado.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Luiz Fernando Lorenzoni, a prioridade da Comissão é oportunizar os linharenses com chances de qualificação e capacitação e posterior inserção no mercado de trabalho. "Nosso objetivo é o  de ampliar a divulgação das vagas de emprego entre as 3,5 mil pessoas que concluíram ou que estão concluindo as oficinas de habilidades promovidas pela Prefeitura”, pontua o secretário. 

Saiba mais
Comissão Municipal do Trabalho (CMT) é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, cuja finalidade básica é participar da implementação de ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda do Município de Linhares.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA