Linhares é a segunda cidade do ES que mais gera empregos. Aracruz promete ser a bola da vez

Cidades lideram contratações no ano. No Estado, foram 9 mil

Linhares é a segunda cidade do ES que mais gera empregos. Aracruz promete ser a bola da vez
Oito cidades do Espírito Santo têm mostrado fôlego para se desenvolver e abrir novas oportunidades de emprego. Serra, Linhares, Aracruz, Cariacica, Colatina, Itapemirim, São Mateus e Vitória são os municípios que mais criaram vagas de trabalho nos últimos seis meses. A previsão é de que até o final do ano esses locais continuem a liderar. A retomada de projetos, principalmente industriais, e os novos investimentos em implementação fizeram com que de janeiro a junho deste ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o saldo de contratação nessas regiões fosse bem maior do que o de demissão.

A Serra, aliás, gerou sozinha 2.345 postos de trabalho, números que equivalem a 26% das 9 mil vagas criadas em todo o Estado nesse período. De acordo com o Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, Linhares é a segunda cidade que mais contratou. Foram 1.508 empregos abertos. Mas quem quem deve crescer em contratos neste e nos próximos anos é Aracruz. Os reflexos da instalação do Estaleiro Jurong já começaram a ser sentidos pela cidade, a terceira que mais abriu vagas (1.137 em seis meses). Com potencial principalmente logístico, Cariacica criou 1.077 oportunidades de trabalho, ficando com o quarto lugar. Em seguida, vieram Colatina com 912, e Itapemirim, com 581.

Os profissionais mais procurados foram de construção, metalmecânica, administração e prestação de serviços prediais. A expectativa, segundo o subscretário de Estado de Trabalho e Renda, Mauro Rondon, é de que a Serra continue a puxar os números. "Além das grandes empresas, a Serra tem a vantagem de ter uma economia bem diversificada. São várias atividades instaladas ali que têm permitido o município de crescer em números de contratação”, explica.

Quanto ao Norte do estado ele também é bem otimista e destaca o Sul como promessa: "o Norte do Estado tem recebido muitos investimentos, principalmente da indústria, e por isso tem se destacado na contratação de profissionais. Mas vamos trabalhar para levar o mesmo desenvolvimento para o Sul. Com a construção dos portos previstos para Itapemirim, todo a região será impactada de maneira positiva. Ainda não aconteceu nem 1% do que essa localidade será capaz de realizar”, acrescenta Rondon.

Retração

Apesar do bom momento para algumas cidades, a abertura de empregos no Espírito Santo com um todo tem deixado a desejar. De janeiro a junho de 2014, foram criados 23% a menos que o mesmo período do ano passado. Em relação a maio, junho deste ano apresentou saldo negativo. Mais de 4 mil vagas foram extintas.

"A Copa do Mundo, a quantidade de feriados e também o fim de grandes obras foram os motivos para que o número de empregos criados fosse menor. A construção civil em junho demitiu muitas pessoas devido à finalização de grandes projetos. Mas acreditamos que até o final do ano os números de novos empregos serão maiores do que os do ano passado devido à retomada de negócios de empresas como a Vale e ArcelorMittal Tubarão”, acrescenta Rondon.

A motivação principal para que a contratação esteja com desempenho menor do que no semestre do ano passado são a burocracia e a dificuldade para aprovação de projetos, principalmente no setor da construção civil.

Entre as cidades que sentem esse efeito está Vila Velha. Apontada como um dos novos focos do segmento imobiliário, a região foi a segunda que mais contratou em junho deste ano, mas na soma dos últimos seis meses, foi a terceira que menos criou novos postos de trabalho.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA