Linhares 217 anos: Nossa Cidade Está de Volta

Linhares completa 217 anos e 100 Anos da Introdução da Atividade Cacaueira no Município e mais uma vez deixa sua marca na história das cidades capixabas.

Linhares 217 anos: Nossa Cidade Está de Volta

Linhares completa 217 anos e 100 Anos da Introdução da Atividade Cacaueira no Município e mais uma vez deixa sua marca na história das cidades capixabas. Linhares volta a trilhar o caminho do desenvolvimento, um feito que merece destaque não só pela retomada dos serviços básicos e essenciais a população, das atividades que são fundamentais para o desenvolvimento do Município, mas principalmente porque desde o início da gestão, o prefeito Guerino Zanon prioriza os investimentos no seu maior patrimônio: a sua gente.


Na saúde foram investidos mais de R$ 8 milhões em medicamentos, a Casa Rosa voltou a atender em local de fácil acesso e com estrutura revitalizada. Com o apoio da Prefeitura, a Utin do Hospital Rio Doce foi reaberta após quase quatro anos fechada, e as obras da Unidade de Pronto-atendimento, a UPA 24 Horas e do Centro de Tratamento de Toxicômanos (CTT), no bairro Planalto, fundamentais para o cuidado da população e para desafogar o fluxo de atendimento do Hospital Geral de Linhares (HGL), estão sendo retomadas.

Na educação, nossos estudantes voltaram a ter merenda de qualidade e as obras dos Centros Educacionais Infantis Municipais dos bairros Três Barras, Jocafe e Bebedouro estão sendo retomadas para a construção de uma cidade mais justa, mais cidadã e mais acessível a todos. Os professores da rede municipal foram empoderados e recebem capacitação e qualificação permanentes para garantir educação de qualidade e com conexão com a Linhares que a Prefeitura planeja para o futuro.


A Prefeitura entende a importância das entidades socioassistenciais para garantir a inclusão e o bem-estar dos que mais precisam do poder público e repassou R$ 750 mil a quatro entidades: Casa de Resgate São Francisco de Assis, Lar da Fraternidade, Asilo dos Velhos e Sociedade Pestalozzi. Além disto, foram retomadas as atividades dos Centros de Referência e Assistência Social como o de Povoação, e os trabalhos de abordagem social com o suporte de assistentes sociais e psicólogos. O programa de apadrinhamento afetivo também foi implantado e leva a esperança de dias melhores para dezenas de crianças e adolescentes.


Para quem circula pelos bairros da sede e do interior do Município, a limpeza urbana e restauração das vias públicas com operações diárias de recuperação asfáltica e tapa-buracos são visíveis e devolveram aos cidadãos a segurança e a tranquilidade na mobilidade urbana. Nossa patrulha mecanizada atua nas localidades mais distantes. Produtores rurais e estudantes que utilizam o transporte escolar rural, também comemoram a volta do patrolamento das estradas garantindo mais segurança e o escoamento da produção agrícola.


Ainda pelo interior, o Plano Agro Linhares reacendeu a esperança do produtor em vislumbrar novos mercados, inclusive o internacional, e com olhos no futuro, a Prefeitura investe numa gestão eficiente de meio ambiente, apoiando e incentivando as novas gerações na recuperação de áreas verdes por meio de ações de reflorestamento, e da recuperação de nascentes. A sucessão familiar no campo também é parte do Plano para fortalecer a nossa agricultura.  


Na cultura, turismo, esporte e lazer, a Prefeitura investe no retorno das escolinhas em várias modalidades esportivas como handebol, futebol, ginástica rítimica, e em parceria com o Governo do Estado implanta um centro de lutas alinhado ao programa Campeões do Futuro. Os campeonatos amadores de futebol na sede e no interior são novamente realidade e o retorno dos Jogos Escolares do Espírito Santo dão a chance da descoberta de novos talentos. Os artistas locais voltam a ser valorizados e uma incrível Virada Cultural na Praça 22 de Agosto mostra a arte do linharense na música, na dança, artesanato e nas artes plásticas.


Com o objetivo de gerar mais emprego e mais renda, a Prefeitura trabalha na atração de novos investimentos em diversas áreas como a indústria, agroindústria e o setor de comércio e serviços. Alinhados a este contexto foram ampliadas e modernizadas duas fábricas (Autopel e Brametal) e nos próximos meses serão implantadas novas empresas no Município.


Desde o início da gestão a Prefeitura trabalha na reestruturação da Guarda Municipal com a aquisição de novos kits uniformes para a corporação, além de ampliar a atuação da patrulha escolar e da proteção do patrimônio público. O efetivo da Guarda Municipal linharense teve papel fundamental durante a crise da segurança no Espírito Santo atuando de forma exemplar garantindo a segurança dos linharenses.


São 217 anos de história de um município que inicialmente, teve sua base econômica sustentada pelo cultivo e comercialização de um fruto que se tornou símbolo e neste ano completa 100 Anos de Atividades, o cacau, que denomina a cidade, até hoje. Com trabalho e compromisso, Linhares avança e volta a ser motivo de orgulho para os seus cidadãos.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA