Lenço que promete combater as doenças transmitidas pelo sexo chega no ES

Produto não substitui preservativo, alerta médica

Lenço que promete combater as doenças transmitidas pelo sexo chega no ES
A partir desta segunda-feira (01), começa a chegar ao Espírito Santo um lenço higiênico que promete auxiliar no combate a bactérias causadoras de doenças, algumas delas sexualmente transmissíveis. Segundo a assessoria da Florare, empresa de produtos para a higiene pessoal e produtora do "Sex Wipes”, o lenço pode ser utilizado antes e depois de todos os tipos de relações sexuais. A promessa é que os ingredientes estimulem as defesas naturais, protegendo as mucosas vaginal e peniana dos micro-organismos causadores de doenças.  

"Acreditamos que os lenços proporcionam uma relação ainda mais confortável, principalmente no sexo oral, que envolve regiões que emitem odores e gostos desagradáveis se mal higienizados”, explica a diretora geral da Florale, Eliane Zig.
 
Alerta 
 
Para a ginecologista, especialista em sexologia e professora do UNESC Sandra Helena Pereira, os lenços podem até ser válidos em algumas situações, mas nada substitui a limpeza, usando água corrente e sabão. "É um recurso que pode ser usado de vez em quando, mas não sempre, nem como substituto da água e do sabão. Mas em algumas pessoas esse tipo de produto pode causar alergias, por isso é importante checar com seu ginecologista antes de usá-lo”, diz.

Ela explica que a boa higiene pode, sim, diminuir corrimentos e evitar problemas causados por bactérias - principalmente fecais. No entanto, a camisinha continua sendo indispensável para evitar a maioria das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente as mais graves.

"A higiene é bem-vinda e necessária para a saúde individual, mas nem se usássemos água quente poderíamos eliminar bactérias e vírus que causam problemas, como gonorreias, HPV ou Aids”, alerta a ginecologista. Segundo a assessoria de imprensa do produto, o lenço foi aprovado pela Anvisa, e a previsão é que, até a segunda quinzena deste mês, ele esteja disponível em farmácias de todo o Espírito Santo, além de alguns sex shops, motéis, supermercados e lojas de conveniência.
 
Fonte: A Gazeta





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA