Lama: moradores de Regência fazem protesto e realizam abraço simbólico na Foz do Rio Doce.Veja video

A comunidade lembrou a importância do rio para as 300 famílias locais que dependem da pesca para sobreviver e fizeram um apelo às mineradoras Samarco e Vale.

Lama: moradores de Regência fazem protesto e realizam abraço simbólico na Foz do Rio Doce.Veja video
A poucos dias da chegada da onda de lama da barragem da Samarco/Vale rompida em Mariana (MG) a Linhares – prevista para este fim de semana - a sociedade civil se mobiliza em atos contra o fim do rio Doce. Os rejeitos chegaram ao Espírito Santo nessa segunda-feira (16). Depois de Baixo Guandu, cidade capixaba que faz divida com Minas Gerais, a enxurrada de lama chegará a Colatina e, então, Linhares, o que está previsto para até esta sexta-feira (20), segundo a nova previsão do Serviço Geológico do Brasil. Em Regência, onde está a foz do rio Doce, os rejeitos encontrão o mar. 

Com a proximidade da onda de lama, 40 moradores da vila de pescadores de Regência realizaram um abraço simbólico da foz do manancial na manhã desta terça-feira (17). Faixas em punho apresentavam frases de protestos como "SOS rio Doce”, "Somos Regência”, "Cadê o respeito?” e "Quanto vale o rio Doce?”. 

A comunidade lembrou a importância do rio para as 300 famílias locais que dependem da pesca para sobreviver e fizeram um apelo às mineradoras Samarco e Vale e ao poder público para que olhem para Regência e tentem minimizar os impactos da chegada da onda de lama à foz do manancial. Os moradores defendem que seja feito todo esforço possível para conter os rejeitos na Usina de Mascarenhas, em Aimorés (MG), por onde já passou a primeira enxurrada de rejeitos. 

Os moradores denunciaram ainda a omissão dos responsáveis e a falta de informação sobre a tragédia, mesmo passados 11 dias do rompimento da barragem. Essa situação, pontuam, aumenta o clima de incerteza em relação ao futuro das famílias que dependem do rio. "É necessário que as autoridades e representantes da Samarco/Vale saibam que nós não nos resignaremos cruzando os braços, enquanto eles nos enfiam cestas básicas goela abaixo”, destacou a comunidade em sua convocação para o ato. 

É também nesse sentido que a sociedade civil de Linhares convoca para o enterro simbólico do rio Doce nesta quarta-feira (19). Com saída da Praia dos Correios às 17h30, eles seguirão em direção ao cais do manancial no município. Os participantes irão se vestir de preto e levar velas, cartazes e cruzes.  No protesto, serão cobradas ações das empresas responsáveis, Samarco e Vale, bem como do poder público e dos representantes políticos da região, igualmente acusados de omissão. 

Com informações do Século Diário. As fotos são reprodução do Facebook.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA