Lama da Samarco invade Lagoa do Monsarás e Prefeitura recomenda não tomar banho no manancial

De acordo com a Prefeitura uma equipe irá ao balneário conversar com os moradores nesta semana.

 Lama da Samarco invade Lagoa do Monsarás e Prefeitura recomenda não tomar banho no manancial

Os rejeitos de minério da lama da Samarco, cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton, chegaram à  Lagoa Monsarás, no distrito de Povoação. A lama tem preocupado os pescadores, produtores de gado e moradores, que utilizam a lagoa para banho e lazer. As águas da Lagoa Monsarás em poucos dias mudaram de cor. A lagoa sempre foi utilizada pela população do local para a produção e reprodução de peixes e irrigação de pastagens. Com a chegada da lama, essas atividades foram prejudicadas.

A cheia do rio fez com que a lagoa transbordasse e inundasse as propriedades rurais próximas a ela. A marca de onde a água chegou ficou na vegetação da beira da lagoa. Uma barragem foi construída com sacos de areia para tentar impedir o encontro do mar com a lagoa, que recebe as águas do Rio Doce e desemboca no mar. Apesar do serviço, a barragem não foi suficiente para conter a cheia.

O biólogo Luciano Cabral explicou que o transbordamento do Rio Doce faz parte de um processo cíclico de cheias e estiagem mas, com a lama, essa eventualidade acabou afetando a vida dos habitantes do entorno, que agora deverão adotar precauções para lidar com a lagoa.

"Tinha uma barragem, cuja cota foi ultrapassada pelo rio. Ele saiu da sua calha e nós não temos o que fazer. É normal essa sazonalidade do rio subir e tomar essas lagoas que estão muito próximas ao rio, as orientações para os moradores vão seguir conforme os mesmos critérios das praias de Regência, Povoação e Comboios.” informou.

A prefeitura de Linhares recomendou que a população não tome banho nessas águas e afirmou que na próxima semana uma equipe irá até o local para conversar com os moradores. Fonte e Foto: G1/ES.







COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA